Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Governo entrega escola, cheques moradia e realiza regularização fundiária em Ipixuna do Pará

Por Laíse Coelho (SECOM)
20/02/2020 15h19

Um novo espaço que além de estimular o aprendizado aumentou a autoestima dos estudantes. Foi assim que o diretor da Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Agnes Vincquier, Júnior Lemos de Oliveira, definiu o local após a obra de reconstrução, entregue pelo governador do Estado, Helder Barbalho, nesta quinta-feira (20) em Ipixuna do Pará.

“Quando chovia as salas alagavam e também eram muito quentes porque não eram climatizadas. Com a reconstrução, sentimos aquela empolgação dos alunos, tanto que a procura por vagas na escola este ano aumentou significativamente” explicou o diretor. Também estiveram presentes durante a cerimônia, a secretária de educação, Fátima Braga, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Daniel Santos, e parlamentares e prefeitos da região.

Empolgados, alunos visitaram todos os ambientes da escola ao lado do governadorEssa é 30ª escola entregue pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação, em um pouco mais de um ano de governo. A obra foi financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e custou mais de R$ 3,6 milhões. A unidade ganhou novas salas de ensino, espaço de convivência e uma quadra de esporte, lugar muito esperado pelos estudantes que antes faziam as aulas de educação física em um espaço cedido.

“O ensino médio não tinha ginásio, a gente dependia do espaço dos outros, então era uma coisa bem complicada estudar e não poder fazer educação física aqui. Agora, a gente tem um espaço amplo para isso, apropriado, o ginásio é lindo. Estou muito feliz. Está bem melhor do que era antes”, comemorou Heloísa Nogueira aluna do 2º ano.

A escola atende, aproximadamente, 700 alunos do ensino médio regular. Com a ampliação, o prédio passa a contar com seis salas de aula, dois bicicletários e uma quadra poliesportiva coberta. No bloco misto os alunos e docentes vão poder usufruir de sala de leitura, laboratório multiuso, laboratório de informática, sala de vídeo, secretaria, sala de arquivo, sala dos professores, diretoria e banheiros adaptados.

Todas essas mudanças estimularam os alunos novatos. Rebeca Amorim, que está no primeiro ano, comemorou ter a oportunidade de estudar no espaço completamente novo. “É uma sensação muito boa. A gente é bem recebido e tem uma escola melhor, mais harmonizada. Tem mais espaço, com laboratório. Aqui, antes, não tinha muro, era tudo aberto. Hoje temos espaço de lazer, para conversar”, contou a aluna.

A secretária de educação, Fátima Braga, ressaltou a importância do acesso à educação e anunciou novidades para a cidade. “Nosso papel é fazer com que a escola seja o porto seguro da comunidade. A Seduc vai fazer um estudo para ampliação dessa escola e também o levantamento para a construção de uma nova unidade de ensino para garantir o acesso das comunidades rurais da região”, adiantou.

Assistência Social

Durante a cerimônia, o chefe do executivo estadual também entregou 26 cheques moradia, referentes ao pagamento da segunda parcela do benefício as famílias de Ipixuna do Pará. Uma das beneficiadas, a doméstica Margarida Duarte, moradora há 32 anos da cidade, diz que vai realizar um sonho. “Tô muito emocionada. Depois de tantos anos vou conseguir a minha casa”.

“A política de habitação é uma das prioridades do nosso governo. Assumimos o compromisso de garantir uma moradia de qualidade para a população e vamos levar o cheque moradia em todos os cantos do Estado" pontuou o presidente da Cohab, Adler Silveira.

Regularização fundiária

Ainda em Ipixuna do Pará, o governador entregou 75 títulos de terra para as famílias que vivem na região e um título coletivo. Um passo importante para garantir a regularização fundiária de uma área marcada por conflitos agrários.

“Os títulos de terra vão garantir aos produtores rurais segurança jurídica, permitindo que eles tenham acesso a investimentos e projetos de desenvolvimento. Vão também poder contar com o apoio da Emater para que possam produzir melhor gerando mais renda”. Helder Barbalho, governador do Pará.

Helder Barbalho, governador do ParáNa ocasião, também houve a assinatura da criação de quatro assentamentos para a agricultura familiar.
“A criação vai beneficiar cerca de 500 famílias e fortalecer esses pequenos produtores. Vai gerar mais renda e qualidade de vida porque eles terão acesso aos créditos para investimentos”, explicou, Bruno Kono, presidente do Iterpa.

Infraestrutura

Durante o discurso, Helder Barbalho também anunciou novos investimentos para a infraestrutura.
“Ainda este ano vamos licitar duas obras importantes para o desenvolvimento: a continuidade da pavimentação da PA-256 (para ligar Paragominas até Tomé- Açu) e a construção da ponte sobre o Rio Capim, em Vila Canaã, para garantir mais desenvolvimento para toda a região", finalizou.

Ao final da agenda, o chefe do executivo estadual visitou uma fábrica de Etanol que pretende utilizar os produtos feitos por pequenos agricultores para gerar mais emprego e renda na região.