Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Gabinete de Gestão Integrada é instalado no município de Marituba

Por Walena Lopes (SEGUP)
21/02/2020 16h03

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Segup) juntamente com a Prefeitura de Marituba realizaram, na manhã desta sexta-feira (21), a instalação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal - GGIM, que tem por objetivo promover a integração entre os órgãos de segurança pública nos âmbitos Federais, Estaduais e Municipais que operam em políticas sociais e nas ações de combate à criminalidade.

O evento aconteceu no auditório do Instituto de Ensino  da Segurança Publica - IESP, localizado em Marituba e contou com a presença do prefeito da cidade, Mário Filho, da Deputada Estadual, Micheli Begot, do secretário de Segurança e Mobilidade do município, Ádamo da Silva e demais representantes das secretarias, o diretor de Prevenção Social da Segup, Jorge Aragão, o diretor do IESP, Cel. Bentes, além do presidente da câmara de Marituba , representantes das polícia civil e militar, Corpo de Bombeiro e sociedade civil.

A instalação iniciou os trabalhos com a implementação do projeto “Crisálida" desenvolvido pela diretoria de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade da Segup - Diprev voltado, especialmente para a defesa e combate aos crimes contra as mulheres. 

“Essa instalação é um marco na caminhada da integração entre os municípios e o Governo do Estado. O município de Marituba se mostrou proativo e determinado em melhorar a rede de atendimento à mulher e, diante desse cenário, serão tratadas outras temáticas, aproveitando esse ambiente de integração entre prefeitura e segurança, tanto do Estado quanto da união, juntamente com a sociedade como um todo auxiliando nesse processo”, explicou o diretor de Prevenção Social e Combate a Violência da Segup, Cel. Jorge Aragão.

Para o prefeito de Marituba, essa parceria e integração entre o Estado e Município são de fundamental importância para combater o crime organizado e a violência contra a mulher. “Esse projeto nos dará suporte ao combate no crime contra às mulheres. A integração entre o Governo do Estado e a prefeitura de Marituba tem sido feita de forma importante e isso tem nos trazido resultados muito bons. Hoje os índices de criminalidade no município são os menores desde 2010. Atingimos uma redução de 62% nos índices da criminalidade violenta, sendo o registro mais baixo da história do nosso município. As ações conjuntas, especialmente no âmbito da segurança pública, estão nos permitindo dar respostas mais rápidas aos crimes e com isso oferecendo maior tranquilidade e segurança a população” disse o prefeito Mário Filho. 

Combate a criminalidade - As ações de segurança implantadas no bairro Centro, no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, por meio do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), vêm sendo essenciais na prevenção e no combate à violência, resultando na redução dos índices de criminalidade em cada 100 mil habitantes, desde o início da presença mais ostensiva das forças de segurança do Estado. As ações coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) são realizadas de forma integrada com as demais secretarias de governo participantes do programa.

Os índices de criminalidade no bairro registram uma redução significativa no ano de 2019 e mantém as reduções em 2020. No período de 1° de janeiro a 20 de fevereiro, o crime de homicídio teve uma redução de 71,43%, em comparação ao mesmo período de 2019.