Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITOS

Idosos recebem ação de cidadania promovida pela Sejudh

Documentos foram oferecidos com a comodidade e tranquilidade necessárias à pessoa idosa

Por Claudiane Santiago (SEJU)
21/02/2020 21h08

Idosa teve acesso à emissão da carteira de identidade sem sair do abrigoIdosos do abrigo “Lar da Providência”, em Belém, foram contemplados com a emissão gratuita de carteiras de identidade e segunda via das certidões de nascimento e casamento, nesta sexta-feira (21), durante ação realizada pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). O “Lar da Providência” é o primeiro de outros abrigos para idosos que receberão ações de cidadania na Região Metropolitana de Belém, com a proposta de facilitar o acesso aos serviços básicos. “Vamos oferecer comodidade e atendimento direcionado, ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população idosa”, informou o titular da Sejudh, Rogério Barra, que acompanhou o primeiro dia de atividades.

Antônio Carlos Simões conseguiu o documento sem os problemas do dia a diaPara Antônio Carlos Simões, 66 anos, foi a oportunidade para conseguir o documento sem enfrentar os problemas do cotidiano. “É ótimo, porque pudemos tirar os documentos aqui sem ter que lidar com nossas limitações, como locomoção e certa dificuldade para ouvir e processar as informações com rapidez”, disse Antônio. Ele solicitou a segunda via da certidão de nascimento e aproveitou para ajudar os colegas do abrigo na hora de emitir os documentos. “Aqui a gente pode se ajudar e evitar olhares de pena e rejeição de gente sem paciência”, complementou.

O tratamento com dignidade foi aprovado pelos idosos do Lar da Providência

Devida atenção - A iniciativa é uma parceria da Coordenadoria de Cidadania e Direitos Humanos e do Programa Raízes, da Sejudh, com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), para garantir facilidade e agilidade na emissão de documentos. “Os idosos comparecem, se divertem, recebem cuidados e se sentem bem por ganharem a atenção devida e necessária. É o nosso compromisso, enquanto Estado, de garantir cidadania para todas as faixas etárias”, declarou o coordenador de Cidadania, Bruno Melo.

Para o coordenador do Programa Raízes, Patrick Passo, a ação é uma oportunidade efetiva de inclusão social para os idososSegundo o coordenador do Programa Raízes, Patrick Passo, é uma oportunidade para promover a efetiva inclusão desta parcela da população. “Unimos esforços para enfrentar o desafio do envelhecimento, pensar políticas públicas pra essas pessoas que estão envelhecendo com qualidade de vida e muito ativas, reconhecendo sua sabedoria e experiência”, enfatizou.