Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARNAVAL 2020

Reforço no contingente da PM leva mais 50 policiais para Bragança

A Operação "Carnaval Seguro 2020" atua contra a criminalidade na Região Metropolitana de Belém e interior

Por Matheus Soares (PM)
23/02/2020 12h03

A Polícia Militar do Pará reforçou o policiamento ostensivo em vários municípios da Região Metropolitana de Belém e interior do Estado visando garantir maior segurança aos brincantes durante o feriado prolongado de Carnaval. A Operação "Carnaval Seguro 2020" prossegue até o próximo dia 26 (quarta-feira).

Reforço policial destacado para Bragança e municípios do próximosEm Bragança, nordeste paraense, o 33° BPM, unidade que integra o Comando de Policiamento Regional VII, conta com o reforço de 50 policiais militares deslocados de outras unidades para intensificar as ações de segurança pública e defesa social na cidade, e ainda nos municípios de Tracuateua, Augusto Corrêa e Viseu.

Um dos principais pontos turísticos durante o período carnavalesco, a "Pérola do Caeté", como é popularmente conhecido o município bragantino, é um dos locais que receberam reforço especial de agentes de segurança pública atuando de forma integrada. 

Os municípios de Salinópolis, Castanhal, Vigia de Nazaré, Curuçá, Bragança, Cametá, Abaetetuba, Marabá e Parauapebas, além dos distritos de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, em Belém, também receberam reforço policial de outras unidades para garantir tranquilidade e maior segurança aos foliões e moradores.

O subcomandante do 33°BPM, major Fábio Brito, informou sobre algumas providências tomadas pela Polícia Militar. "O comandante da unidade reuniu a tropa e esclareceu que estão proibidos a venda e o consumo de bebidas em recipiente de vidro. A Prefeitura Municipal está ciente disso, e se prontificou a informar aos comerciantes sobre a determinação. Aos nossos policiais, orientamos a rigorosa fiscalização, a fim de evitar danos maiores. Uma garrafa ou um copo de vidro pode se tornar uma arma durante um desentendimento", frisou o oficial.Policiamento com motocicletas também está nas ruas do município bragantino

Diálogo - O tenente-coronel Jomires Pires, supervisor-geral do policiamento no sábado (22) - primeiro dos quatro dias de programação -, falou sobre a distribuição do contingente policial. "Estamos com 42 homens para reforçar ainda mais a ostensividade nos principais locais de concentração de pessoas em Bragança, Augusto Corrêa e Tracuateua. A orientação é tentar resolver possíveis animosidades por meio do diálogo. Caso contrário, contamos com apoio das equipes de área, do Grupamento Tático Operacional e das Rondas Ostensivas, com o apoio de motocicletas", destacou o oficial, que atua no quartel do Comando-Geral da PM.

Segundo o comandante do 33° BPM, tenente-coronel Márcio Abud, "nosso trabalho não se restringe aos locais de shows e apresentação de bandas; vai muito além. Concentraremos o reforço vindo de outras unidades nesses locais, distribuiremos as nossas viaturas de área nos grandes corredores da cidade e realizaremos incursão, saturação e operação barreira nas principais vias de acesso ao município".

Durante o Carnaval em Bragança, a maior concentração de pessoas fica na orla da sede municipal, animada pelas tradicionais marchinhas e apresentações de bandas regionais. No Centro Cultural Antônio Bordalo, além de bandas e cantores regionais, haverá escolha do Rei Momo, Musa Gay e Musa do Carnaval.