Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO CARNAVAL SEGURO

Policiamento ostensivo garante a segurança no Carnaval de Icoaraci

Por Walena Lopes (SEGUP)
26/02/2020 19h18

Festa marcou o encerramento do Carnaval em IcoaraciO tradicional bloco de rua Rabo do Peru arrastou mais de 15 mil foliões pelas ruas do distrito de Icoaraci, em Belém, nesta Quarta-Feira de Cinzas (26). A festa, que marca o encerramento do Carnaval no distrito, contou com ações preventivas e ostensivas de diversos órgãos da segurança pública, integrados por meio da operação Carnaval Seguro, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Pará (Segup).

Na concentração do bloco, que foi feita na Travessa Soledade, o trabalho da Polícia Militar foi intensificado. As ações preventivas atuaram com o objetivo de prevenir situações de risco para os foliões. Ao todo, 320 PM’s, divididos em policiamento a pé com 121 policiais, 22 viaturas e 42 motopatrulhamentos estavam presentes na operação.

Ações preventivas garantiram tranquilidade aos foliões“Para este ano nos preparamos de forma organizada e integrada. Estudamos o trajeto e analisamos a possibilidade de encurta-lo para dar maior segurança e controle ao evento. Carnaval é um momento de animação e alegria, mas sabemos dos riscos que ele apresenta, e para garantir uma tranquilidade maior aos brincastes montamos um esquema especial para evitar os incidentes ocorridos no ano passado”, afirmou o comandante do 10º Batalhão de Policiamento Militar, Tenente Coronel Sérgio Neves.

Entre os órgãos que participaram da ação estavam a Guarda Municipal, com 30 agentes e 25 viaturas, fazendo o bloqueio das vias do circuito, assim como a Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), que contou com 10 agentes e 4 viaturas, o Detran atuou com três viaturas. Uma equipe da Delegacia do Meio Ambiente (DEMA) também esteve no local. O Corpo de Bombeiros Militar ficou de prontidão para qualquer ocorrência com 15 agentes, uma viatura de salvamento, contra incêndio e de resgate.

Mais de 320 policiais estiveram presentes na operação, que contou ainda com viaturas e motopatrulhamentoA aposentada Ana Miranda, 56 anos que há mais de 20 anos participa do bloco Rabo do Peru, conta que esse ano percebeu grande reforço no policiamento, não apenas na concentração do bloco, mas durante todo o período do carnaval no distrito. 

“Eu participo do bloco há mais de 20 anos e sempre venho com minha família e amigos. Este ano percebi que o policiamento está bem intenso, com fiscalização e atenção muito maior a nossa segurança, não apenas hoje, mas durante todo o período do carnaval e pré-carnaval também” disse

O Circuito iniciou às 15h com a saída do bloco da Travessa Soledade e encerrou às 18h, no porto de Icoaraci. Nenhuma ocorrência grave foi registrada.