Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Investimentos da Setur fortalecem a atração de visitantes ao Pará

Com programações que valorizam a cultural regional e o meio ambiente, o Carnaval reuniu milhares de visitantes em dezenas de municípios

Por Dayane Baía (ARCON)
27/02/2020 18h36

Os mascarados fobós, alegres e coloridos, estão entre as atrações do Carnaval em ÓbidosDezenas de municípios paraenses receberam milhares de pessoas no período do Carnaval. As programações, marcados pela tradição cultural e o respeito a elementos da natureza, chamaram a atenção de foliões de dentro e fora do Estado. O aumento da procura se deve também aos investimentos que o Governo do Pará vem fazendo nas vias de acesso aos principais destinos turísticos, além de ações desenvolvidas por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

O CarnaPauxis, em Óbidos, no oeste do Estado, é um dos carnavais mais procurados. O município atrai turistas pela arquitetura portuguesa, cujos imóveis, ladeiras e ruas estreitas lembram a cidade lusitana homônima, situada a 95 quilômetros da capital, Lisboa. Antes da chegada dos europeus, a região era habitada pelos indígenas da etnia Pauxis, que deram origem ao nome da programação.

Ruas estreitas de cidades históricas acolhem visitantes de todos os lugaresCom tradição, história e simbolismos, a festa em Óbidos tem no Mascarado Fobó a personificação de sua identidade. Com traços de origem portuguesa, o personagem veste um macacão colorido chamado de “dominó”, usa máscaras de papelão - feitas por artesãos - e um capacete cônico de cartolina, com tiras de papel ou fitas coloridas.

Além da expectativa - Para a empresária do setor hoteleiro Clarice Rasch, de Óbidos, a festa deste ano surpreendeu. “Teve muita gente de fora. Os 31 apartamentos do meu hotel estavam ocupados. Inclusive temos quartos familiares, que cabem até dez pessoas. Vieram pessoas de Belém, Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), Paraná e Mato Grosso, além das pessoas das redondezas”, informou Clarice Rasch. Além do Carnaval, o mês de julho também recebe turistas para a Festividade de Sant’Ana, em homenagem à padroeira do município.

De acordo com o titular da Setur, André Dias, desde o início da atual gestão o Governo do Estado vem estimulando as programações turísticas. “A vinda desses turistas especificamente se deve ao forte trabalho de promoção que temos feito. Trouxemos uma série de jornalistas aqui, no ano passado, para conhecer Belém, Marajó, Bragança, Santarém, entre outros locais. Eles levam isso para os turistas que estão procurando o próximo destino. O próprio paraense, que por não conhecer algumas localidades, e decide viajar aqui dentro do Estado, é resultado desse trabalho”, acrescentou André Dias.O secretário André Dias avalia de forma positiva os investimentos feitos pelo atual Governo

Mais investimentos - A Setur também captou uma operação de crédito, no valor de R$ 50 milhões, para aplicação em obras no setor em todo o Pará. “Além disso, trabalhamos com ordenamento da atividade turística e criação de novos produtos, e com treinamento de mão de obra para dar subsídio ao turista, trazendo recursos para nossa economia, além de gerar emprego e renda”, complementou o secretário.

A meta é reforçar o trabalho iniciado em 2019. Entre as ações programadas pela Setur está o investimento superior a R$ 3 milhões para atrair turistas norte-americanos. “São quem gasta mais em viagens no mundo inteiro, e estão perto da gente. Miami (nos Estados Unidos) está tão próximo quanto Porto Alegre (capital do Rio Grande do Sul). Então, é uma forma de buscar esses turistas para conhecer o Estado”, frisou André Dias.