Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIA PASSAGEM

Arcon planeja atividades para agilizar sistema de cadastro do Interpass

Estudantes que vão tirar a 1ª via da carteira vão iniciar o cadastramento já no próximo mês de março

Por Cybele Puget (ARCON)
28/02/2020 12h59

A equipe de trabalho da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Pará (Arcon-PA) e da Comissão Gestora Tripartite da Meia Passagem Intermunicipal (Cogmep) reuniu, na quinta-feira (26), na sede da Arcon, em Belém, para planejar as atividades de novos cadastramentos para a carteira da meia passagem estudantil no transporte intermunicipal, o Interpass.

O objetivo do encontro foi promover uma troca de informações para avaliar a logística e o sistema de cadastro do Interpass. A carteira é assegurada aos estudantes por meio da lei estadual 7.327, de 13 de novembro de 2009, garantindo o pagamento de metade da tarifa da passagem no transporte rodoviário e aquaviário intermunicipal no Pará.

Os cadastrados para os estudantes que vão tirar a 1ª via estão programados para iniciar a partir do mês de março. O cadastramento será planejado pela Comissão Gestora Tripartite da Meia Passagem Intermunicipal junto às instituições de ensino, que farão a divulgação assim que as datas forem definidas.

“Sabemos que o benefício da meia passagem representa uma grande ajuda aos estudantes que moram numa cidade e precisam cursar universidade em outra, por isso estamos verificando o que precisa melhorar no processo de cadastramento e emissão do Interpass” - Denise Pimenta, diretora de Controle Financeiro e Tarifário da Arcon.

“Neste primeiro contato com a equipe, nós queremos conhecer a logística e a estrutura adotada para que possamos identificar o que precisa melhorar para agilizar o trabalho da Comissão Gestora e reorganizar nossas atividades”, comenta a secretaria executiva da Cogmep, Marilza Paraense.

Para ter acesso ao Interpass, o estudante precisa estar matriculado, e frequentando regularmente as aulas, em estabelecimento de ensino superior da rede pública ou privada, e morar em um município diferente daquele onde estuda, apresentando a documentação exigida que é analisada pela Comissão Gestora Tripartite da Meia Passagem, para posterior envio dos dados para emissão da carteira, que é feita pelo Prodepa. 

Os estudantes universitários interessados em adquirir o Interpass podem preencher o requerimento disponível no site da Arcon e apresentar na sua instituição de ensino, que então agendará com a Comissão Gestora a data do cadastramento. 

Serviço: 

Os estudantes que já possuem direito ao Interpass, e não estão sendo atendidos pelas empresas de transporte intermunicipal, podem fazer a denúncia à Ouvidoria da Arcon, pelo 0800 091 17 17 ou através do e-mail: ouvidoria@arcon.pa.gov.br.