Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARTES CÊNICAS

Governo lança editais para a Mostra Nilza Maria e Minitemporada

A iniciativa abre para artistas locais as portas dos principais teatros do Pará, e ainda dos Territórios pela Paz

Por Josie Soeiro (SECULT)
28/02/2020 18h07

Secretária de Cultura, Ursula Vidal, e Cláudio Barradas, o homenageado da Mostra Nilza MariaO Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), lançou dois editais de fomento às artes cênicas: o Edital 2ª mostra Nilza Maria e o Edital Minitemporada. O lançamento ocorreu na manhã desta sexta-feira (28), no Theatro da Paz, com as participações da secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, do escritor Edir Augusto Proença e dos artistas Zê Charone e Cláudio Barradas, homenageado na Mostra Nilza Maria deste ano.

“Me sinto honradíssimo com a homenagem, tanto mais por essa mostra ter o nome de Nilza Maria, minha amiga e grande artista. Sou de uma época em que o Theatro da Paz era inacessível para nós, artistas. A categoria tem que aproveitar o incentivo que vem por parte do Estado. Temos uma casa de espetáculos que é uma das mais belas do País, com uma acústica incrível, e temos editais e outros tipos de fomentos que a deixam acessíveis. Que possamos aproveitar as portas abertas e lembrar que o teatro é aqui e agora”, enfatizou o dramaturgo paraense Cláudio Barradas.

O lançamento dos editais ocorreu no Thetrao da PazO Edital da 2ª Mostra Nilza Maria vai contemplar 11 trabalhos na área teatral. É possível submeter mais de um projeto, desde que os cadastros sejam feitos separadamente. A novidade deste ano é o aumento do valor por projeto, que passou de R$ 1.500,00, em 2019, para R$ 5.500,00. Os selecionados se apresentarão no Teatro Waldemar Henrique, Theatro da Paz e em cinco bairros do Programa Territórios pela Paz (TerPaz): Terra Firme, Cabanagem, Benguí, Jurunas e Guamá. A Mostra vai encerrar com o espetáculo “Abraço”, do Grupo Cuíra.

Retomada - Durante o lançamento, o ator, escritor e dramaturgo Edyr Augusto Proença falou sobre o cenário das artes cênicas e elogiou a iniciativa. "Vejo os lançamentos dos editais como uma oportunidade de retomada. É um sinal de que estamos voltando a ocupar o nosso espaço. Essa casa (Theatro da Paz) é minha, é nossa, é da categoria. Já tivemos dias bem ruins nos grandes palcos de Belém. Já fomos até expulsos e, hoje, vemos as portas se abrindo e com incentivos. Estou bem feliz com a inciativa, e espero que a categoria aproveite esse momento”, ressaltou.

O outro edital lançado é o Minitemporada, que substituiu o Projeto Pauta Livre, voltado para profissionais de teatro adulto, formas animadas, dança e performance. Ele vai possibilitar a montagem de espetáculos quinzenais no Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência. Nesse edital, os contemplados podem cobrar ingresso, e todo valor arrecadado na bilheteria será revertido ao próprio grupo.

A secretária Ursula Vidal informou sobre a previsão de lançamentos de outros editais de fomento às artes cênicas, com um específico para o Teatro Infantil. “Esse é, com certeza, um passo importante, e a gente comemora. Mas reconhecemos que é apenas o começo. Temos muito a fazer. Nosso trabalho é fomentar e potencializar a arte e a cultura em todo o Estado, além de tornar esses espaços acessíveis. Essa é uma preocupação e uma política da atual gestão do Governo. Estamos aqui pra tentar reverter os anos de inanição das artes cênicas, onde quase faltou esperança. A cultura não é apenas um investimento do Estado; é um direito da população que vamos trabalhar para garantir", afirmou a titulr da Secult.Gestores da Secult. Cláudio Barradas, Zê Charone e Edyr Augusto Proença

Inscrições

Edital Nilza Maria: Edital e ficha de inscrição estão disponíveis em: secult.pa.gov.br. Inscrições abertas até 14 de março, exclusivamente pelo e-mail mostranilzamaria2020@gmail.com. Resultado até 16 de março, com publicação no Diário Oficial do Estado e por e-mail.

Edital Minitemporada: Edital disponível em secult.pa.gov.br. Inscrições abertas até 30 de agosto pelo e-mail minitemporada2020@gmail.com. Resultado enviado via e-mail para os candidatos.