Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RODA DE CONVERSA

TerPaz amplia conhecimentos de mulheres empreendedoras

O encontro com a estilista Martha Medeiros possibilitou troca de experiências e visibilidade ao trabalho de artesãs que residem nos territórios

Por Paulo Garcia (SETRAN)
04/03/2020 21h24

Grupo de mulheres que participou do evento promovido pelo TerPazEm visita ao Pará, a estilista alagoana Martha Medeiros participou na tarde desta quarta-feira (4) de uma roda de conversa, a convite do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), em parceria com a Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac) e o eixo empreendedorismo do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz). Martha Medeiros conversou com um grupo de mulheres empreendedoras dos bairros atendidos pelo TerPaz, narrando sua trajetória e conhecendo os trabalhos feitos nesse segmento no Estado.

"Conhecer as artesãs que estavam hoje aqui é altamente enriquecedor. Eu ando pelo Brasil inteiro e olho para vocês como o 'primo rico', porque aqui encontramos mãos que fazem arte. São ricos de insumos, de pedras, sementes... É fascinante ver que essas mulheres têm um grande diamante na mão, e que precisa ser polido", afirmou a estilista.

Rubens Magno, Daniela Barbalho e Martha Medeiros durante o encontro com as empreendedorasUm exemplo desse talento é a artesã Lúcia Rosa, moradora do bairro da Cabanagem, que aproveitou a oportunidade para expor seus trabalhos. "Eu amo o que faço. Digo que transformo o lixo em luxo, e no TerPaz encontrei uma força para crescer cada vez mais. São oportunidades assim que a gente precisa para mostrar nosso trabalho e acreditar que estamos no caminho certo. Eu só tenho a agradecer", disse Lúcia Rosa.

Moradora do bairro do Jurunas, Alexandrina Bshcir trabalha com artesanato e crochê em casa. Ela buscou no evento uma forma de aprender mais. "Eu confecciono jogos de banheiros, toalhas e guardanapos, e sempre busco aprimorar meu trabalho. Aqui, ouvindo a história da Martha, me deu mais ânimo para crescer", contou a artesã.

Inspiração - A primeira-dama do Pará, Daniela Barbalho, participou do evento e recebeu uma peça de cerâmica inspirada na arte do Marajó. "É muito importante fazer essas conexões, como estamos fazendo entre o TerPaz e o Sebrae, para possibilitar que essas mulheres empreendedoras se inspirem no trabalho e na vida da Martha, que tem vários projetos lindos no nordeste", ressaltou Daniela Barbalho.A primeira-dama do Pará, Daniela Barbalho (c), destacou a parceria entre TerPaz e Sebrae

Segundo o diretor do Sebrae-PA, Rubens Magno, o evento serviu também para fechar negócios com empreendedores locais. "A Martha Medeiros tem uma história de empreendedorismo extraordinária. Por isso, tivemos essa oportunidade de convidá-la para conhecer um pouco do DNA do empreendedor paraense. Nesse processo, ela conseguiu captar alguns clientes para o negócio dela", informou Rubens Magno.

Capacitação e crédito - O eixo empreendedorismo do TerPaz - representado pelo Sebrae, Sedeme (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia), Seaster (Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda) e Banco do Estado do Pará (Banpará) - também participou do evento. Seus integrantes informaram que há várias formas, dentro do programa, de incentivar o trabalho de uma empreendedora, como cursos de capacitação e concessão da linha de crédito "Empodera", destinados a mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Trabalhos das artesãs expostos durante o eventoO “Empodera” visa capacitar mulheres para incluí-las no mercado de trabalho, de maneira segura e independente. "Esse encontro ajudou a expandir as ideias, com um volume grande de conectividade entre as mulheres, e a entender melhor algumas áreas específicas da economia nos territórios, como costura e o artesanato. Então, esse encontro só fez somar a nossa experiência e oferecer mais conhecimento sobre mulheres podemos abranger com o nosso projeto", disse Tales Viana, representante do Banpará.