Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARLOS GOMES

Projeto Música nos Museus abre temporada de 2020

Primeiro concerto será na próxima terça-feira (10), às 19h, na Igreja de Santo Alexandre

Por Giovanna Abreu (SECOM)
06/03/2020 14h17

Iniciativa busca romper barreiras, popularizar e difundir a música clássicaUma programação cheia de surpresas e feita com todo o amor. É dessa forma que a coordenadora dos Grupos Artísticos da Fundação Carlos Gomes, maestrina Maria Antonia Jimenez, define as programações do Projeto Música nos Museus para a temporada de 2020. A primeira apresentação será na próxima terça-feira (10), às 19h, na Igreja de Santo Alexandre. “Vamos sair dos padrões do que normalmente o Coro Carlos Gomes apresenta, com uma programação diversificada de músicas brasileiras e paraenses”, garante.   

Com o objetivo de romper barreiras, popularizar e difundir a música clássica, o Projeto Música nos Museus busca aproximar a população dos espetáculos musicais, para isso promove apresentações gratuitas dentro dos museus do Estado. Integrante do Programa “Cultura por Todo o Pará”, a iniciativa é promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e seu Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIMM), em parceria com a Fundação Carlos Gomes (FCG).

“Precisamos acabar com a ideia de que música clássica é apenas para uma parcela da população. Ela é de todos assim como os nossos museus. As pessoas precisam se desafiar a conhecer e a prestigiar as apresentações. Tenho certeza que muitas delas irão se apaixonar pela nossa arte” - maestrina Maria Antonia Jimenez, coordenadora dos Grupos Artísticos da Fundação Carlos Gomes.

Emanuel Franco, diretor do Museu de Arte SacraO diretor do Museu de Arte Sacra, Emanuel Franco, garante que a intenção é tornar o museu um espaço cultural que integre vários segmentos artísticos, como teatro, dança e música dentro do próprio patrimônio histórico estadual, respeitando sempre os limites do prédio. “Percebemos um interesse crescente do público, várias pessoas nunca tinham entrado em um museu e tiveram a oportunidade de conhecer e prestigiar o evento no ano passado. Saíram encantados com todo o imaginário que a experiência pode oferecer”, celebra.

“A sensibilidade e o incentivo que o governo do Estado proporciona o Projeto Música nos Museus facilita e amplia o acesso da população aos eventos culturais. Queremos que, cada vez mais, as pessoas saiam da sua rotina, do seu cotidiano e adquiram um outro olhar para a arte. Esse projeto proporciona ao público a oportunidade de visitar o museu e aproveitar um espetáculo incrível ao mesmo tempo”, reforça Jimenez.

Na temporada de 2019, mais de 16 apresentações foram realizadas. Para 2020, nesse primeiro semestre, já estão confirmadas cinco na Igreja de Santo Alexandre.

"A nossa meta é reunir a capacidade máxima da igreja, que é de 140 pessoas. Estão todos convidados, vocês não podem perder esse momento especial da nossa cultura que promete ser maravilhoso" - Emanuel Franco, diretor do Museu de Arte Sacra.

Coro Carlos Gomes – Prestes a completar 25 anos de formação, o grupo, que fomenta a música de coral e erudita, regional e popular no Pará, vem obtendo reconhecimento nacional e internacional e já conquistou nove premiações. Sob a regência da maestrina Maria Antônia Jimenez, o Coro é composto por 20 membros, entre 11 mulheres e nove homens, alunos e professores formados pela Fundação Carlos Gomes.

Programação 2020

10/03, às 19h – Concerto de música brasileira, Coro Carlos Gomes – Igreja de Santo Alexandre.

14/04 – Coro Carlos Gomes – Igreja de Santo Alexandre.

28/04 – Maurício Gomes – Igreja de Santo Alexandre.

26/05 – Coro de Trombones – Igreja de Santo Alexandre.

16/06 – Orquestra de Violões – Igreja de Santo Alexandre.

Serviço:

O Museu de Arte Sacra funciona de terça a sexta-feira, de 9h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, o funcionamento segue de 9h às 13h. Lembrando que às terças-feiras a entrada é gratuita, assim como no primeiro domingo de cada mês. Para mais informações: (91) 4009-8664/4009-8656.