Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPTURA ILEGAL

Mais de duas toneladas de pescado são apreendidas na região do Lago de Tucuruí

Carga foi doada para uma comunidade de Itupiranga, cidade onde a maior parte da carga foi apreendida

Por Pryscila Margarido (IDEFLOR-BIO)
14/03/2020 18h19

Pescado foi apreendido pelo Ideflor-bio em parceria com a PM de TucuruíMais de duas toneladas de peixes de várias espécies foram apreendidas pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio), na sexta-feira (13), durante fiscalização na região do Mosaico Lago de Tucuruí. O pescado capturado de forma ilegal foi doado neste sábado (14), para uma comunidade do município de Itupiranga, sudeste paraense, onde foi apreendida a maior parte da carga.

A ação contou o apoio do Comando de Policiamento Regional IV (CPR IV) da Polícia Militar do município de Tucuruí.

Pescada branca, tucunaré, beré e piau estavam entre as espécies capturadas de forma ilegal, a partir da utilização de equipamentos de pesca proibidos pela legislação ambiental vigente, como arpões, amarradores e malhadeiras. Do total da carga, pelo menos 500 quilos de tucunaré foram apreendidos no município de Novo Repartimento, também no sudeste do Pará.

Famílias carentes de Itupiranga receberam o pescadoTodo o pescado foi apresentado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itupiranga e doado para uma comunidade da cidade, conforme pontuou a gerente da Região Administrativa do Mosaico Lago de Tucuruí, Mariana Bogéa. Ela explicou que denúncias anônimas recebidas pela equipe do Ideflor-bio motivaram a investigação, seguida da constatação do ilícito ambiental, que costuma ser fomentado por compradores desse tipo de carga.

Segundo a gerente, o objetivo maior da fiscalização é combater a pesca predatória e, com isso, garantir a manutenção das espécies na região do Mosaico.

"Dois acampamentos de pesca foram encontrados com amarradores, arpões e malhas 4, 5 e 6. Todo o material foi apreendido e o pescado foi doado em Itupiranga, atendendo a uma comunidade carente" - Mariana Bogéa, gerente da Região Administrativa do Mosaico Lago de Tucuruí.

Área – Mosaico Lago de Tucuruí é conjunto de Unidades de Conservação Estaduais gerido pelo Ideflor-bio. Foi criado pela Lei Estadual nº 6.451, de 8 de abril de 2002, sendo uma região constituída por três Unidades de Conservação: a Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Tucuruí e as Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Alcobaça e Pucuruí-Ararão. Abrange os municípios de Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Novo Repartimento, Nova Ipixuna e Itupiranga.