Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Terminal Hidroviário recebe ação de prevenção ao Coronavírus

Profissionais da Sespa estarão no local para realizar ações educativas

Por Bruno Magno (SEOP)
18/03/2020 14h26

A partir das 8h desta quinta-feira (19), duas profissionais em saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) estarão no Terminal Hidroviário de Belém (THB) para realizar ações educativas de prevenção ao Covid-19 (Coronavírus). O principal foco da atividade são passageiros que chegam da cidade de Macapá, no Amapá,  devido a proximidade com a Guiana Francesa. A medida faz parte do plano de ação do Governo do Estado para evitar a circulação do novo Coronavírus no Pará, que teve seu primeiro caso confirmado no Pará nesta quarta-feira (18).

Durante as ações, as duas profissionais circularão pelos corredores do THB e vão distribuir folders contendo dicas de prevenção ao Covid-19. A ideia é  esclarecer dúvidas dos usuários, mas o foco principal serão passageiros que chegam da cidade de Macapá, no Amapá, devido a proximidade com a Guiana Francesa,  que já confirmou casos de Coronavírus. 

Nesta quarta-feira (18), a Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), que administra o THB, também fixou cartazes educativos de prevenção a doença por todo o espaço. Entre as recomendações da Sespa estão lavar a mãos com água e sabão; usar álcool gel 70% para higienizar as mãos; não compartilhar objetos  pessoais; cobrir o rosto ao tossir ou espirrar; manter-se em lugares ventilados e evitar aglomerações de pessoas.

Casos - Segundo o Ministério da Saúde, já foram confirmados 370 casos de Coronavírus no Brasil em 18 estados e no Distrito Federal. O primeiro óbito da doença foi registrado em São Paulo na última terça-feira (17). O Pará teve o primeiro caso confirmado na tarde desta quarta-feira (18).