Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITO DOS ALUNOS

Seduc garante distribuição diária de merenda em período sem aulas

A Secretaria já montou um rodízio de servidores nas mais de 980 escolas da rede estadual de ensino

Por Carol Menezes (SECOM)
18/03/2020 20h01

Um esquema de rodízio de servidores foi montado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) nas 982 escolas públicas estaduais para garantir, além do atendimento emergencial em alguma eventualidade, o fornecimento da merenda de todos os matriculados durante o período de suspensão das aulas, como parte das ações de enfrentamento ao novo Coronavírus (Covid-19). As refeições serão entregues em marmitas, de acordo com a logística de cada unidade.

Alunos da rede pública estadual continuam recebendo a merenda nas escolas"As escolas estaduais estão com aulas suspensas. Mas para garantir a alimentação dos alunos, a merenda está sendo feita e será distribuída de forma que os alunos possam vir buscar, sem aglomerações", confirmou a titular da Seduc, Elieth de Fátima Braga. A entrega deve ocorrer de forma rápida, em horário ou período definido pelas escolas, e o aluno e/ou pais, pegam a embalagem e podem voltar para casa. 

O Governo do Estado determinou, ainda na terça-feira (17), como medida preventiva - antes mesmo da confirmação do primeiro caso da doença no Pará -, a suspensão das aulas em toda a rede pública estadual a partir desta quarta-feira (18). Ainda de acordo com Elieth Braga, posteriormente haverá reposição para garantir que não haja prejuízos ao processo de aprendizagem.

A refeição é garantida mesmo no período sem aulasServidores enquadrados em grupo de risco que apresentarem os sintomas do novo Coronavírus não participarão do revezamento de servidores, esquema que também será definido de acordo com a rotina de cada escola. "Gostaria de tranquilizar os pais, dizer que podem vir, com tranquilidade, em busca da merenda. O Estado está agindo de forma preventiva, e está preparado para esse enfrentamento. E nos demais momentos, a gente pede para que as crianças estejam em casa", reforçou a secretária.O diretor Gláucio Figueiredo destacou o esforço de todos para entregar a merenda em dois horários

Esforço conjunto - O diretor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Rodrigues Pinagé, Gláucio Figueiredo, disse que adotou a entrega da merenda em dois horários: entre 12 e 12h30, e entre 14 e 14h30. "Estamos todos em um esforço conjunto para garantir a merenda, que é o mais importante nesse momento, além do rodízio entre funcionários, administrativo e apoio técnico-pedagógico", informou.

A dona de casa Maria do Socorro Freitas de Oliveira, avó de alunos da escola, reconhece a importância de manter a entrega da refeição. "Ajuda muito lá em casa. É uma coisa boa que estão fazendo por nós", declarou.

Já a estudante Andréia Cabral continuará indo à escola diariamente para buscar a merenda. "Para mim e para outros é muito importante não parar com isso, porque tem gente que vai para a aula sem ter comido nada", justificou. Enquanto espera o retorno das aulas, ela contou que pratica as ações de prevenção ensinadas pelos professores. "Lavo bem as mãos, uso álcool em gel. Aqui a gente aprendeu que o que está acontecendo não é brincadeira", reforçou Andréia Cabral.