Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROCON E POLÍCIA CIVIL

Fiscais autuam estabelecimento que vendia máscaras pelo triplo do preço

A operação conjunta esteve em 12 pontos de comercialização de produtos usados na prevenção ao novo Coronavírus

Por Governo do Pará (SECOM)
19/03/2020 19h17

Os fiscais estão atentos aos preços dos produtos de higieneDoze estabelecimentos foram fiscalizados no primeiro dia de ação conjunta entre Procon Pará e Polícia Civil nesta quinta-feira (19), em Belém. O objetivo é coibir preços abusivos de produtos que tiveram a demanda aumentada devido às prevenções ao novo Coronavírus. A operação é uma determinação da Delegacia-Geral de Polícia Civil e faz parte das medidas adotadas pelo governo do Estado para preservar, ao máximo, o bem-estar e os direitos do consumidor durante a pandemia de Covid-19.

Entre os comércios vistoriados, um depósito foi autuado administrativamente por vender máscaras sem procedência e pelo valor de R$ 50 o pacote com 100 unidades, quase o triplo do real valor. Além da autuação, houve a apreensão de cerca de 5 mil máscaras e um inquérito policial será instaurado para que o proprietário seja devidamente responsabilizado.

“Essas máscaras que foram apreendidas, além de estarem sendo vendidas a um preço absurdo, também não apresentavam nota fiscal, então eles vão responder por diversos crimes”, reforça Magno Costa, titular da delegacia do Consumidor.

A consultora de vendas de uma das farmácias alvo da operação, Claudia Fernandes, chama atenção para a postura que alguns fornecedores desse tipo de produto vêm adotando com o aumento de suas demandas. "Temos que dar a oportunidade de todos comprarem a um preço justo, correto, conforme o preço determinado”, avaliou.

O álcool em gel é um dos produtos mais procurados pelos consumidoresO gerente de lojas de um outro estabelecimento que também recebeu a visita da equipe da Polícia Civil, concorda que deve haver a humanidade e consciência de todos diante desse cenário preocupante na saúde pública do mundo. “E foi legal também a ação do governador em limitar a compra em três produtos por pessoa, se não fosse esse aparato, nós teríamos muito mais trabalho para conter nossa clientela”, parabeniza Vanderley Sena, ao se referir ao decreto anunciado pelo governador Helder Barbalho, na segunda-feira (16).

Um ponto importante que precisa ser observado no ato da compra é a porcentagem indicada na embalagem do álcool em gel que, segundo especialistas, para o caso específico de vírus, deve ser 70%. “O Ministério da Saúde recomenda álcool 70 porque é o único com a capacidade de degradar a camada do coronavírus, os outros não tem essa capacidade, então não adianta ter mais por cento que não vai adiantar”, afirma a diretoria de Vigilância e Saúde da Sespa.

De acordo com a Polícia Civil, toda essa força tarefa foi estimulada pela própria população, por meio das várias denuncias realizadas sobre os valores de produtos de higiene que auxiliam na prevenção do novo coronavírus. Isso enfatiza a importância da parceria entre o consumidor e as autoridades. “Bata foto, peça a nota fiscal e encaminhe para nosso canal que irá chegar até nós e assim poderemos chegar até o local denunciado  realizar a fiscalização”, delegado Magno Costa.

Serviço:

As denúncias poderão ser feitas através do canal interativo "Alô Cidadão" (99991-0009) por meio de mensagens instantâneas e Disque-Procon (151). O consumidor também pode denunciar pelo aplicativo de mensagens. O número é (91) 99230-0151. A fiscalização segue durante o dia em estabelecimentos localizados em Belém, região metropolitana e interior do Estado.