Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Grupos atuam no transporte de pessoas em situação de rua ao Mangueirão

Estádio está acolhendo pessoas em vulnerabilidade social e, assim, prevenindo a propagação do novo coronavírus

Por Camila Santos (SEASTER)
23/03/2020 12h21

Como parte das ações de prevenção a Covid-19 voltadas para a população em situação de rua, o governo do Estado, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), coordenou, na noite do domingo (22), três grupos de abordagem para conscientizar os que estão desabrigados à se deslocarem ao Estádio Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão. O local está acolhendo pessoas em vulnerabilidade social e, assim, prevenindo a propagação do novo coronavírus. Aproximadamente 200 pessoas em situação de rua já encontram-se abrigadas. 

Compostos por organizações da sociedade civil, os grupos de abordagem se concentram em frente ao prédio do Instituto Nacional do Seguro Social, sempre às 18h, e seguem o trajeto pela Praça Waldemar Henrique, Feira do Ver-o-Peso, Avenida Presidente Vargas e Praça da República. Além de alimentação, eles levam informações sobre prevenção e conscientização, assistindo à população de rua e oferecendo a oportunidade de abrigo durante esse período de alerta.

Para o voluntário Thiago Rezende, do grupo Bem Querer, a ação é de fundamental importância. "Diante da situação do país, a ação em levá-los para um espaço acolhedor tem feito toda a diferença, assim estamos preservando a saúde de nossos irmãos e a nossa também. Além de entregar alimentos, o grupo também atua com a reinserção familiar, encaminhando as pessoas de volta as suas famílias, em especial aquelas que são do interior do Estado", destacou.

A Seaster tem coordenado os grupos e realizado o trabalho de acolhimento logo na chegada ao Estádio. Através de cadastros sociais, higienização, alimentação e atendimentos à saúde, as pessoas em situação de rua são acolhidas e integradas nas atividades já desenvolvidas. 

A coordenadora da Proteção Social de Alta Complexidade da Seaster, Lorena Romão, enfatiza que o trabalho é fundamental no convencimento à essas pessoas. "Retirá-los da rua tem sido nosso principal objetivo. Fazer com todos entendam que o momento é de alerta, de cuidado e que estamos aqui para preservá-los".