Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVO CORONAVÍRUS

População aprova drive thru de vacinação para pessoas acima de 60

Mais de 200 profissionais de saúde trabalham nos 32 postos descentralizados, evitando aglomerações e reduzindo o risco de propagação da Covid-19

Por Giovanna Abreu (SECOM)
25/03/2020 12h25

Sistema de vacinação drive thru está disponível em seis shoppings de Belém e AnanindeuaO Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), disponibilizou 32 postos exclusivos de vacinação contra o vírus Influenza (causador da gripe) para pessoas acima de 60 anos, em Belém e Ananindeua. Os novos pontos foram instalados em farmácias e supermercados, além do sistema de drive thru nos estacionamentos de seis shoppings, para facilitar ainda mais o acesso. 

“A ideia do sistema de drive thru foi uma medida muito importante para a população, porque como essa campanha é voltada, na primeira etapa, para pessoas acima de 60 anos, muitas delas têm problema de locomoção e desse jeito dá muito mais comodidade para que compareçam. Está fluindo bem, a fila tá grande, mas tá rápida”, garantiu Edward Leão, de 64 anos.

Sâmia Borges, diretora da SespaCom o objetivo de desafogar as Unidades Básicas de Saúde, evitar aglomerações e reduzir o risco de propagação da Covid-19, a diretora de Políticas Públicas da Sespa, Sâmia Borges, conta com mais de 200 profissionais envolvidos na campanha e afirma que o serviço de drive thru está sendo muito exitoso. 

“As pessoas entram no estacionamento do shopping no seu automóvel e os nossos profissionais se deslocam até o veículo para que elas possam ser vacinadas. Enquanto uma profissional preenche os dados na carteira de vacinação, a outra já realiza a imunização dentro do próprio automóvel e os usuários já podem seguir de volta para casa. É muito menor a exposição ao vírus que está circulando” - Sâmia Borges, diretora de Políticas Públicas da Sespa.

Ceres Conceição, 87 anos, já está imunizadaCeres Conceição Castro, de 87 anos, aprovou o serviço e as medidas estaduais de enfrentamento ao vírus. “Está sendo um milhão de vezes bom demais, o nosso governo está de parabéns. Estou acompanhando e cumprindo todas as medidas de proteção, só saí hoje para tomar a vacina e já estou voltando para casa”, garante. 

“A iniciativa do governo do Estado é muito positiva e a parceria com o shopping, nesse sistema drive thru, torna mais prático trazer os nossos idosos para vacina. Minha sogra tem 84 anos e tem Alzheimer, por isso sempre temos uma certa dificuldade para vacinar, essa iniciativa tornou mais fácil e mais cômodo para ela”, afirmou o acompanhante Sidney Mendonça. 

“Esse serviço tá sendo maravilhoso, com mais proteção. Ao invés de aguardarmos em uma fila imensa com idosos aglomerados, correndo maior risco de contaminação, ficamos dentro do carro esperando, não demorou e foi tudo certo” - Olinda Mendes, que levou sua mãe, Maria Rodrigues, para se vacinar.

Veja onde está a vacinação drive thru: 

1. Shopping Metrópole Ananindeua, Rodovia Mário Covas - Coqueiro, Ananindeua. Horário de funcionamento: 8h as 18h.

2. Shopping Castanheira, Rodovia BR-316, KM-01, s/n - Castanheira, Belém. Horário de funcionamento: 8h as 18h.

3. Parque Shopping Belém - Avenida Augusto Montenegro, 4.300 - Parque Verde, Belém. Horário de funcionamento: 8h as 18h.

4. Shopping Bosque Grão-Pará - Avenida Centenário, 1.052 – Val de Cães, Belém. Horário de funcionamento: 8h as 18h.

5. Shopping Pátio Belém - Travessa Padre Eutíquio, 1.078 - Batista Campos, Belém. Horário de funcionamento: 8h as 18h. 

6. Shopping Boulevard - Avenida Visconde de Souza Franco, 776 - Reduto, Belém. Horário de funcionamento: 8h as 18h.

Confira os 32 postos de vacinação exclusivos para pessoas acima de 60 anos.

Campanha – A 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza no Pará, organizada em parceria com o Ministério da Saúde, começou na segunda-feira (23) e prosseguirá até 22 de maio, com três etapas de imunização de grupos prioritários.

O primeiro grupo prioritário para imunização é formado por pessoas acima de 60 anos – único público a ser vacinado nos 32 postos descentralizados – e profissionais de saúde, que devem procurar as Unidades Básicas até o dia 15 de abril. Nos dois primeiros dias de vacinação, foram aplicadas 54 mil doses no Estado. O Ministério da Saúde disponibilizou 2,3 milhões de doses de vacina trivalente ao Pará, que estão sendo entregues em três remessas. A Sespa tranquiliza a população, incentiva que os grupos prioritários compareçam nos postos de vacinação e garante que há vacina para todos.

Outras prioridades – A segunda etapa da Campanha começará no dia 16 de abril e se estenderá até 8 de maio, tendo como grupos prioritários professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (diabetes, hipertensão etc). A meta é de vacinar 400 mil pessoas no Pará.

De 9 a 22 de maio, será a terceira e última fase da Campanha, que abrangerá crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medida socioeducativa, população privada de liberdade, funcionários do sistema penitenciário e adultos de 55 a 59 anos de idade, cerca de 1,2 milhão de pessoas.