Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVO CORONAVÍRUS

Seap entrega mais de 40 mil equipamentos de proteção a servidores penitenciários

Luvas, máscaras e álcool em gel já abastecem unidades prisionais da Região Metropolitana de Belém, e até terça-feira chegarão ao interior

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
26/03/2020 00h05

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) está distribuindo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nas unidades prisionais da Região Metropolitana de Belém, como medida preventiva ao novo Coronavírus. De acordo com a diretora de Assistência Biopsicossocial, Sandra Costa, a entrega dos equipamentos é uma "medida de prevenção. Nosso dever é proteger os internos, e é essencial para que a parte externa não transmita o vírus para a parte interna. Precisamos ter cuidado com a higiene, e a DAB (Diretoria de Assistência Biopsicossocial) está sendo bem rigorosa quanto ao uso desses materiais pelos servidores", informou.

O abastecimento e a distribuição das unidades prisionais com os EPIs foram iniciados nas unidades da Região Metropolitana, e nos próximos dias chegarão às unidades do interior. Até a próxima terça-feira (31), todas as 48 unidades prisionais do Estado estarão com a quantidade suficiente de luvas, álcool em gel e máscaras, para uso de todos os servidores.

Nos últimos dias, já foram entregues mais de 26 mil pares de luvas e 22 mil máscaras na Região Metropolitana de Belém, além de quase 40 litros de álcool em gel. Com a garantia do abastecimento das demais unidades – a próxima remessa de EPIs será entregue na segunda-feira -, o material será suficiente para todo o mês de abril. Foram adquiridos 10 mil litros de álcool em gel para distribuição.

Empenho - Kamila Costa, diretora de Logística, Patrimônio e Infraestrutura, disse que desde o surgimento do novo Coronavírus no Brasil, a Seap tem se empenhado para agir de forma rápida na crise de saúde pública mundial. "Todo o material comprado já está sendo enviado às unidades prisionais. Na RMB, uma parte dos kits com EPIs foi entregue pessoalmente pelas técnicas da equipe de saúde, coordenada pela Diretoria de Biopsicossocial, que orientou sobre uso e importância dos equipamentos. A outra parte será distribuída aos servidores da RMB pela Diretoria de Administração Penitenciária", acrescentou. 

A Seap, seguindo as orientações sobre manutenção da limpeza para combate ao novo Coronavírus, realizará no sábado (28) a lavagem e dedetização de todas as unidades prisionais do Estado. Para esta ação, foram adquiridos 100 pulverizadores e água sanitária.