Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ÁGUA E SANEAMENTO

Governo entrega novo poço que beneficiará mais de 20 mil pessoas em Outeiro

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
28/03/2020 11h40

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), entregou neste sábado (28) o novo poço que passa a abastecer o bairro Água Boa, no distrito de Outeiro, em Belém. A estrutura, com 252 metros de profundidade, juntamente com as novas instalações do setor de abastecimento da área, vai beneficiar mais de 22 mil moradores. Estiveram presentes ao ato de entrega da obra o governador do Estado, Helder Barbalho; o vice-governador Lúcio Vale, o deputado federal José Priante, representantes de lideranças comunitárias e funcionários da Cosanpa. 

“Nós precisamos garantir o acesso à população o acesso à água de qualidade, principalmente para consumo e higiene, fundamental neste momento que estamos vivendo. Com essa entrega de hoje, asseguramos que mais de 20 mil pessoas possam receber água em casa e ainda beneficiamos o comércio local. Isso é uma questão de respeito às pessoas, representa conquista de direitos. A Cosanpa está sendo recuperada para servir à população e realizar sua missão, que é garantir um serviço essencial aos paraenses: o abastecimento de água”, declarou o governador. 

Dona Aline, que mora no distrito há mais de 10 anos, é uma das milhares de beneficiadas e se mostrou satisfeita com o resultado. “Nós ficamos sem água por muito tempo. Isso que o governo fez aqui é inédito. Em tão pouco tempo a gestão atual olhou por nós e resolveu a situação: colocou água na casa das pessoas. Só temos a agradecer”, declarou.

O novo sistema de abastecimento de Água Boa, em OuteiroEm agosto de 2018, a população da área ficou completamente sem água. Em janeiro de 2019, quando a nova gestão da Cosanpa assumiu, foram tomadas as primeiras providências para solucionar o problema. De modo emergencial, enquanto o novo poço era perfurado, foram instaladas reservatórios em diferentes pontos para que os moradores tivessem acesso à água. A ideia inicial era recuperar o poço existente, construído no ano 2000, mas, após análises técnicas, foi detectado que o sistema não teria mais capacidade para atender a demanda atual da população. Por este motivo, um novo projeto foi elaborado para perfuração do novo poço e, em agosto de 2019, as obras começaram. 

“Além do poço, tivemos que instalar novas bombas, recuperar a elevatória e a área do sistema que estava abandonada. Agora a população do bairro pode contar com água de qualidade. Nosso objetivo é fazer com que aos poucos todos os setores tenham esse padrão, com qualidade não só na água fornecida, mas também nas instalações”, informou o presidente da Cosanpa, José Antonio De Angelis. 

O presidente da Cosanpa e o governador Helder Barbalho

Outras obras

O governador Helder Barbalho participou do ato de entrega de outros dois sistemas de abastecimento de água nesta última semana: a 1ª etapa do Complexo Bolonha, em Belém, e a ampliação do sistema Beija-Flor, em Marituba.

“Nós temos que avançar a todo instante. É fato que nós temos um problema gravíssimo de oferta de água e saneamento no nosso Estado. Portanto, a orientação é que a Cosanpa invista de maneira acentuada, amplie o sistema, melhore a distribuição e também renove aquilo que foi feito no passado e que, com o tempo, ficou deteriorado. Precisamos melhorar a gestão para diminuir perdas no fornecimento e garantir que o sistema possa ser eficiente e a água chegue às torneiras, aos lares das pessoas”, finalizou o governador.