Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEDIDAS DE SEGURANÇA

Seap promove desinfecção preventiva nas 48 casas penais do Estado

A ação, denominada 'Varrendo juntos a covid-19', contou com o trabalho de 1,2 mil custodiados

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
28/03/2020 16h50

Higiene é a principal forma de combate ao contágio do novo coronavírus, por isso o Governo do Estado realizou um mutirão de limpeza e desinfecção das unidades prisionais mantidas pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). A ação foi levada ao Complexo Penitenciário de Santa Izabel, Complexo Penitenciário de Marituba e demais unidades da Região Metropolitana de Belém (RMB) e do interior do Estado.

As 48 unidades prisionais do Pará já fazem rotineiramente a limpeza interna e, a partir de agora, farão também a desinfecção diária. A ação, denominada "Varrendo juntos a covid-19", contou com o trabalho de 1,2 mil custodiados em todo o Pará. Durante o mutirão os detentos usaram equipamento de proteção individual, conforme orientações dos Ministérios da Saúde e da Justiça. 

Somente no Complexo Penitenciário de Santa Izabel 300 pessoas privadas de liberdade foram mobilizadas nesse trabalho. Belchior Machado, diretor de Reinserção Social da Seap, explica que o grupo responsável pela limpeza é formado por internos capacitados, que utilizam todos os equipamentos de segurança e que já trabalham externamente. "Há internos que participam de diferentes projetos. Da Seap temos os integrantes do Conquistando a Liberdade e Limpeza de Vias Públicas; outros são de convênios públicos e privados. Além de garantir segurança e prevenção ao coronavírus, essa ação promove a execução dos direitos das pessoas privadas de liberdade por meio da remição de pena", explica. 

Kamila Costa, diretoria de Logística, Patrimônio e Infraestrutura da Seap, explica que um amplo apoio logístico foi preparado para este momento. "Utilizamos pulverizadores e intensificamos a limpeza em todas as casas penais com o objetivo de eliminar o risco de contaminação pelo vírus tanto dentro quanto fora das unidades. Também fizemos roçagem em alguns locais, com uso de tratores e caçambas.  Entregamos ainda máquinas de pulverização para serem utilizadas todos os dias nas ações de desinfecção". 

Carros-pipas foram trazidos para lavagem das ruas ao redor do Complexo Penitenciário de Santa Izabel, na vila de Americano, assim como na lavagem das caixas d'água e pinturas de meio fio. A DLPI adquiriu 930 quilos de cal, que foram espalhados no entorno do complexo. Para obter melhores resultados nos procedimentos foram utilizados saneantes registrados junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que garante a qualidade do produto e a ausência de risco à saúde. 

A ação, assim como diversas medidas que estão sendo tomadas pelo governo, contemplam o Plano de Contingência contra o Coronavírus, desenvolvido pela Seap, em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). De acordo com Sandra Costa, diretora de Assistência Biopsicossocial, a ação de hoje reforça todos os cuidados que já vêm sendo tomados no sentido de assegurar que não haja contaminação por coronavírus entre a população carcerária do Estado. 

"Nossa intenção é garantir a saúde dos internos que estão no sistema penitenciário. Além de manter a limpeza nas celas trabalhamos com a orientação e prevenção desses detentos com o uso de equipamentos de proteção individual e triagem técnica com todos que adentram nas unidades prisionais", informa.  

O secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, ressalta que a Seap já havia adotado a limpeza das casas penais no protocolo de segurança do órgão mesmo antes da pandemia do novo coronavírus. "Diariamente os internos saem para o banho de sol e alguns limpam as celas e blocos carcerários. Em seguida os agentes fazem revista às celas, seguindo o procedimento padrão. Eles têm como protocolo o hábito da higiene pessoal e a limpeza da unidade. Agora, adotamos a higienização e desinfecção com água sanitária, um dos melhores agentes de combate ao vírus. Esta é uma forma eficiente de manter o coronavírus longe das cadeias", conclui.