Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CORONAVÍRUS

Adepará amplia prazo para cadastro de produtores de soja

Safra 2019/2020 pode ser comunicada até 30 de maio de 2020 e a safrinha, até 30 dias após o semeio

Por Monique Hadad (UEPA)
31/03/2020 13h37

Em virtude da pandemia do coronavírus, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adepará) ampliou, excepcionalmente, o prazo para cadastro da safra 2019/2020 para 30 de maio de 2020 e, da safrinha, até 30 dias após o semeio.

Os sojicultores devem preencher o formulário e enviá-lo para o e-mail: gppie@adepara.pa.gov. Aqueles que não possuem acesso à internet, podem comparecer na Adepará do município onde se localiza o plantio, ou no escritório mais próximo, para realizar o cadastro, respeitando a distância de 1,5 metro durante o atendimento.

A medida é válida para as áreas produtoras das seguintes microrregiões: Paragominas, Tucuruí, Santarém, Almeirim, Óbidos, Castanhal, Arari, Salgado, Belém, Cametá, Bragantina, Furos de Breves, Portel, Guamá, Tomé-Açu, Itaituba (municípios de Rurópolis e Trairão) e de Altamira (com exceção dos distritos de Castelo de Sonhos e Cachoeira da Serra).

No Pará, todas as propriedades e/ou áreas produtoras de soja (inclusive plantios destinados à pesquisa) devem, obrigatoriamente, ser cadastradas de acordo com a Portaria nº 911, de 27 de março de 2017. O objetivo é localizar e conhecer, de maneira mais rápida e eficaz, todas as áreas com soja no Pará, principalmente, para o planejamento das ações de defesa vegetal.

A responsável técnica do Programa Estadual da Soja, Maria Alice Thomaz, explicou sobre o prolongamento do prazo para cadastro.

“A decisão foi tomada em razão do atual cenário de pandemia mundial do coronavírus, visando a diminuição do fluxo e aglomeração de pessoas para, assim, conter a disseminação do vírus” - Maria Alice Thomaz, responsável técnica do Programa Estadual da Soja.

Maria Alice Thomaz afirmou que a Adepará tem recomendado que os produtores busquem o uso de canais de atendimento remoto para a solução de pendências. “Nosso objetivo é evitar a exposição dos servidores e produtores à contaminação do novo coronavírus”, complementou.

Mais informações estão disponíveis no site da Adepará ou pelo telefone: (91) 3210-1100.