Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MAIS 15 DIAS

Iasep prorroga dispensa de autorização prévia para procedimentos de saúde

Medida evita a circulação e aglomeração de pessoas no órgão, como medida de prevenção ao novo coronavírus

Por Ádria Azevedo (SECOM)
01/04/2020 10h34

O Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) prorrogou, por mais 15 dias, a contar desta quarta-feira (1°), a não exigência de autorizações prévias para a realização de vários procedimentos de saúde. O prazo da normativa começou a valer desde o último dia 18 de março.

Dessa forma, para a realização de determinados procedimentos, basta ir diretamente à rede credenciada, onde o exame ou terapia sequencial é autorizado via sistema. Assim, o segurado não precisa comparecer ao Iasep, evitando a circulação e aglomeração de pessoas no órgão, como medida de prevenção ao novo coronavírus.

Os procedimentos incluídos na norma temporária permanecem os mesmos definidos anteriormente. Para autorização de outros exames que não estejam na lista ou de cirurgias, continua sendo necessária a solicitação presencial.

Confira a lista dos procedimentos que não precisam de autorização prévia:

- Terapias sequenciais (fisioterapia/RPG, psicoterapia, fonoterapia, terapia ocupacional)

- Exames cardiológicos

- Exames oftalmológicos (exceto OCT e retinografia fluorescente binocular)

- Exames otorrinolaringológicos (exceto por vídeo)                           

- Exames de diagnóstico por imagem: raio X, ultrassonografia (com ou sem doppler), tomografia computadorizada sem contraste, ressonância magnética sem contraste, endoscopia sem anestesia, mamografia, densitometria.

Cotas – Também foi prorrogada por mais 15 dias a solicitação de aumento de cotas exclusivamente por e-mail, igualmente como medida preventiva. O pedido deve ser realizado por meio do endereço iasepassistenciasocial@gmail.com, anexando, em versão digitalizada, a mesma documentação que é exigida presencialmente: laudo médico, exame que comprove a doença ou condição e cartão do plano.