Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EPI

Equipamentos de proteção são transportados para Santarém

Luvas, máscaras, álcool e sabonete serão levados pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública

Por Laís Menezes (PC)
04/04/2020 08h51

Aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) auxilia na transporte de equipamentos de proteção individualA Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), realiza, na manhã deste sábado (4), o transporte de mais de meia tonelada de equipamentos de proteção individual (EPI). Os materiais serão encaminhados ao município de Santarém, no Baixo Amazonas, de onde serão distribuídos para a região. A viagem que levaria 1 dia e meio para ser realizada via terrestre, será feita em 2h30 por meio aéreo.

Dentre os equipamentos estão 3.714 luvas, 5.000 máscaras, 87 litros de álcool em gel, 145 litros de álcool 70° e 65 litros de sabonete líquido para coibir a proliferação do novo coronavírus no Estado. Os EPIs serão destinados aos agentes da segurança pública e outros servidores que atuam na Fundação Hemopa, Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) e Polícia Federal, por exemplo.

"O Graesp tem feito viagens rotineiras para o interior do Pará para levar os produtos e documentos e o que for necessário, para que não se pare o combate contra a proliferação do coronavírus” - Ualame Machado - secretário estadual de Segurança Pública.

Todo o material totalizou um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, e foi adquirido pela Segup para a proteção dos agentes públicos que atuam em atividades essenciais e não podem parar de trabalhar em prol da população paraense. A ação visa oferecer o máximo de segurança aos agentes no desempenho de suas funções. Além dos EPIs que serão levados para Santarém, já foram entregues 130 mil luvas; 15 mil máscaras e 10 mil litros de álcool 70º.

Equipamentos serão destinados aos agentes da segurança pública e servidores de órgãos na linha de frente ao combate da pandemia

“Sabemos da situação da malha viária no país e da dificuldade de transporte, por isso estamos nos disponibilizando para todo o Estado do Pará, secretarias, executivo e legislativo o apoio necessário a qualquer órgão para levar equipamento, documentos, coletas de exames, resultados de exames, para que a gente possa dentro da federação ter uma articulação melhor de logística. A gente sabe que a região de Santarém e Altamira está sem voos comerciais em razão da malha ter sido suspensa, mas nós precisamos trazer os exames para serem checados no Lacen, precisamos mandar medicamentos para a população e todos os servidores públicos", explicou o secretário de segurança pública, Ualame Machado.