Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTE

Obras do Terminal Hidroviário de Curuá entram em fase final

Terminal beneficiará 14 mil moradores do município e integrará o modal hidroviário na região do Baixo Amazonas

Por Bruno Magno (SEOP)
22/04/2020 15h48

O Terminal Hidoviário de Passageiros e Cargas de Curuá, no Baixo Amazonas, já está com mais de 86% das obras concluídas. O equipamento, orçado em quase R$ 4 milhões, é construído com recursos financiados pela Caixa Econômica Federal e vai beneficiar cerca de 14 mil moradores do município e atender mais de dois mil usuários por mês. 

"O terminal hidroviário de Curuá será uma ferramenta pública que vai trazer dignidade e conforto para os usuários na região do Baixo Amazonas. Quando for finalizado, vai se juntar aos outros terminais já entregues na região, que vão fazer a grande integração do modal hidroviário", destaca Abraão Benassuly, presidente da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). 

No momento, os operários trabalham na conclusão do aterro, urbanização, paisagismo, pintura na área externa e instalação de acessórios. O terminal de passageiros e o terminal de cargas já foram concluídos. Desde o ano passado, o terminal possui outorga da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para operar na região. 

Com 266,80m² de estrutura física, o equipamento conta com terminal de cargas, cadeiras confortáveis, carrinhos para bagagens, guichês para vendas de passagens, sala para órgãos de defesa social, televisão, bebedouro, banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais. Já a obra naval compreende duas rampas metálicas articuladas cobertas, uma rampa para acesso ao flutuante principal coberto, além de sistema de amarração e fundeio para embarcações. 

Quando ficar pronto, o terminal será administrado pela prefeitura de Curuá. A obra gerou 70 empregos diretos e 25 indiretos na região. 

Integração - O Terminal Hidroviário de Curuá será o quarto entregue pelo governo do Estado na região do Baixo Amazonas. Já estão operando os terminais hidroviários de Terra Santa, Faro e Prainha. Em breve, o governo também vai entregar os terminais de Almeirim, Santana do Tapará e Santarém, concluindo assim, a integração do Baixo Amazonas por meio do modal hidroviário.  

Prevenção ao coronavírus

Como medida de prevenção ao novo coronavírus, há mais de um mês, as empresas responsáveis por obras na CPH foram orientadas a oferecer máscaras e álcool gel para os operários. A medida da Companhia foi tomada antes da atualização do decreto estadual, que agora obriga empresas de engenharia a oferecerem máscaras e alternativas de higienização nos canteiros de obras do Pará. O decreto já previa que fossem tomados os cuidados referentes ao distanciamento social nesses locais.

"As empresas estão cumprindo a determinação do governo e disponibilizam aos seus funcionários os equipamentos de proteção individuais como forma de proteção ao novo coronavírus. Os operários também receberam orientações sobre prevenção à doença nos canteiros de obras", finaliza Benassuly.