Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Uepa cria hotsite com oficinas e conteúdo gratuito especial durante pandemia

Por Nailana Thiely (UEPA)
23/04/2020 19h01

Para fomentar o engajamento e a discussão sobre tecnologias educacionais e oferecer oportunidades de conhecimento sobre processos pedagógicos em ambientes digitais, o Núcleo de Educação Continuada e a Distância (Necad), junto com a Diretoria do Serviço de Processamento de Dados (DSPD) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), criaram um hotsite com conteúdo gratuito e especial, projetado inicialmente a professores da Uepa, mas aberto ao público em geral durante o período de isolamento social.

Hotsite Necad

No hotsite os interessados podem acessar oficinas ministradas por referências nacionais cujos temas abrangem a educação disruptiva, pedagogias de ensino, estratégias metodológicas digitais e plataformas virtuais de aprendizagem. Há também dicas de cultura, lazer e artes que podem ser experienciadas virtualmente, além de tutoriais para aprendizagem de ferramentas tecnológicas digitais.

Para a professora Suzanny Bium, coordenadora geral do Necad na Uepa, o período de isolamento social demandou urgência nas estratégias que já eram discutidas pelo Núcleo da Universidade. “A programação foi planejada e organizada pela equipe de trabalho do Necad e DSPD. Convidamos professores externos e docentes da Uepa que possuem relevante conhecimento sobre ferramentas digitais e educação, ensino remoto e EAD para participarem desse momento de produção de conhecimento, interação e aprendizagens. As oficinas virtuais, elaboração de tutoriais e dicas de cultura, lazer e arte foram desenhadas com o objetivo de ampliar a cultura digital nos ambientes educacionais desenvolvendo conhecimentos sobre tecnologias. Nosso desejo é também fomentar e ampliar saberes para aqueles que não se sentem seguros em usar ferramentas digitais bem como para os querem melhorar sua operacionalização”, afirmou.

Além de professores da Uepa, há também a participação de pesquisadores de outras universidades, como na oficina EAD e as possibilidades de fazer educação de qualidade, da professora doutora Ilka Serra, coordenadora Geral do Núcleo de Tecnologias para Educação, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), realizada na última sexta-feira (17), com a participação de 50 pessoas. A oficina abordou estratégias e desafios da acessibilidade a ambientes virtuais, além das ferramentas para interesse, humanização e personalização do conteúdo de EAD, defendendo que não existe um modelo único de educação.

Os temas das oficinas visam abordar as possibilidades educacionais em infraestruturas digitais, tais como: Ferramentas para metodologias ativas em videoaulas, videoconferência e recursos remotos; Educação a Distância (EAD) e as possibilidades de fazer educação de qualidade; Utilização do Google Classroom; Criação e leitura de formulários pelo Google; SIGAA e seus recursos tecnológicos de registros acadêmicos e educacionais. Pelo hotsite, ainda, é possível conferir o Currículo Lattes dos professores ministrantes das oficinas.

A Uepa foi a primeira instituição de Ensino Superior do Norte do País a aderir ao programa Google For Education (Google para Educação) em 2014, que visa fortalecer e incrementar positivamente as ações pedagógicas desenvolvidas por docentes. O programa Google para Educação constitui-se de um pacote com capacidade ilimitada de armazenamento no Google Drive, a partir do e-mail institucional, com diversos aplicativos para auxílio do professor e também para a melhor aprendizagem dos alunos, a partir dos serviços disponibilizados pela empresa mundial.

Além do Google para a Educação, a Uepa também conta com diversos serviços da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), tais como os periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), plataforma de webconferência MConf, TV digital e compartilhamento de vídeos e vídeo aulas, do Ambiente Virtual de Aprendizado Moodle e do próprio SIGAA, implantado em 2019, que além de registro e gestão acadêmica, também incorpora recursos tecnológicos educacionais diversos.

oficina_NecadO titular da DSPD, Ítalo Di Paolo, defende que a iniciativa visa dar continuidade ao aprendizado da comunidade acadêmica, da maneira mais interativa possível, sobretudo para o uso das ferramentas já disponíveis, mas pouco conhecidas entre a comunidade acadêmica. “Surgiu na Câmara de Graduação a sugestão de promover oficinas de diferentes ferramentas e experiências entre os professores da Uepa. Isso também promove o aprendizado por pares, compartilhando experiências de sucesso e o domínio das próprias ferramentas disponíveis para os professores e alunos, não apenas utilizando tecnologias como práticas de EAD, mas também como extensão do mundo real e do próprio ensino presencial”, defendeu.

Para os interessados que possam ter dificuldades de conexão, de adequação ao horário ou infraestruturais, o conteúdo das oficinas é gravado e fica disponível no hotsite para consultas futuras. Há, ainda, a alternativa de alguns conteúdos para consulta offline. Os interessados em sugerir conteúdo ou participantes que necessitam de certificado de participação nas oficinas, devem entrar em contato pelo e-mail Necad@uepa.br ou dspd@uepa.br.