Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÃO DA EGPA

Capacitação a distância preparara novos fiscais para o combate a crime ambiental

Serão mais 75 fiscais, que se juntarão à Força Estadual de Combate ao Desmatamento no Pará

Por Isabela Quirino (EGPA)
30/04/2020 18h01

A Escola de Governança Pública do Pará (EGPA), em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), realizou nesta quinta-feira (30) a aula de encerramento da capacitação dos novos fiscais da Secretaria, por meio de videoconferência. Mais de 400 pessoas participaram da transmissão, incluindo os servidores capacitados.

Por causa da pandemia, a formação dos novos fiscais ocorreu por videoconferênciaDevido à pandemia de Covid-19, a formação dos novos fiscais, iniciada no último dia 15 de abril, foi feita totalmente no formato de Educação a Distância (EAD), na plataforma da Escola de Governança. A capacitação abrange outros servidores, também contratados por meio de Processo Seletivo Simplificado, para os setores de licenciamento, outorga e análise de Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de agentes do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).

“Nossa instituição tem por finalidade a formulação e execução de políticas de formação dos servidores do Estado do Pará, desenvolvendo competências e habilidades necessárias para a melhoria da qualidade da prestação dos serviços públicos e ampliação da capacidade de governança. Em tempo recorde mudamos a programação que seria realizada de forma presencial, obedecendo às medidas de prevenção e cumprindo o nosso papel de uma escola inovadora”, afirmou a diretora-geral da Escola de Governança, Evanilza Marinho. 

A aula está disponível no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=jNXF1a9SNYk)

Força Estadual - A partir de maio, os 75 novos fiscais, somados aos 10 que compõem o quadro atual de fiscalização da Semas, vão atuar no combate aos crimes ambientais no Pará dentro das ações da Força Estadual de Combate ao Desmatamento, instituída em fevereiro deste ano em decreto assinado pelo governador do Pará, Helder Barbalho.

Coordenada pela Semas, a Força Estadual é um dos quatro pilares do Plano “Amazônia Agora”, macro-estratégia criada para desenvolver iniciativas que reduzem as taxas de desmatamento ilegal no Pará. Também integram a Força Estadual Ideflor-Bio, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Polícia Civil.