Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUESTIONÁRIO

Cosanpa conclui atualização cadastral em sete bairros de Belém

Dados do imóvel e o número de moradores foram coletados no Marco, Souza, Curió-Utinga, São Brás, Fátima, Canudos e parte do Barreiro

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
05/05/2020 11h16

Este mês, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) concluiu a atualização do cadastro de moradores em sete bairros de Belém: Marco, Souza, Curió-Utinga, São Brás, Fátima, Canudos e parte do Barreiro. A atualização é necessária para o andamento das obras de substituição das redes de cimento amianto (material antigo) por tubulações novas em PEAD – Polietileno de Alta Densidade.

Trabalho dos cadastristas segue a recomendação de proteçãoOs cadastristas (funcionários que realizam o cadastro) vão de porta em porta, usando os equipamentos de proteção e mantendo a distância recomendada pelo Ministério da Saúde, para atualizar os dados do imóvel e o número de moradores. Responder ao questionário é importante para que a Companhia possa determinar o tamanho da tubulação para a área, assim como planejar aspectos essenciais para o bom desempenho da distribuição de água, como a pressão da rede.

Este serviço continua em andamento nos bairros Guamá, Condor, Cremação, Terra-Firme, Canudos, Jurunas, Batista Campos, Pedreira, Telégrafo, Sacramenta, Barreiro, Marambaia e Val de Cans. Os cadastristas trabalham uniformizados, em equipes e com equipamentos identificados. Para confirmar a identidade do funcionário, basta acessar o site www.cosanpa.pa.gov.br ou ligar para 0800 70 71 195.

Substituição – As obras de substituição de rede também seguem em andamento em Belém. Até o momento, já foram instalados cerca de 48 quilômetros de redes novas, o que representa quase 24% do total planejado. Ao todo, serão implantados 202 quilômetros de redes em PEAD. As obras físicas começaram em outubro de 2019 e a previsão de conclusão é em 2021.

Travessa Mauriti – A troca da tubulação da travessa Mauriti também faz parte desse projeto e foi antecipada devido aos frequentes vazamentos na rede antiga e por ser uma demanda antiga da população. A Cosanpa vai substituir 1.033 metros da rede no trecho entre a rua Nova e a avenida Marquês de Herval. A previsão é que em julho a substituição seja concluída na Mauriti.