Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AVANÇO

Em 2020, órgãos de segurança do estado bateram recorde de apreensão de drogas no Pará

Ao todo, mais de 5 toneladas de cocaína e mais de 1 tonelada de maconha já foram apreendidas

Por Aline Saavedra (SECOM)
13/05/2020 18h26

CPC Renato Chaves pericia cocaína apreendida

O combate à criminalidade ocorre em diversas frentes, com ações de prevenção, ostensividade e investigação, por exemplo. Nesse rol de medidas que enfrentam diariamente o crime está a desarticulação de grupos criminosos, como os que atuam com a comercialização de entorpecentes. Uma quantidade mínima que sai de circulação evita que ocorram homicídios, pelo não pagamento do dependente para quem vende; roubos ou até mesmo latrocínios, que seriam feitos para pagar a droga, sem contar a desestruturação de inúmeras famílias que perdem filhos, irmãos, amigos para o mundo das drogas. 

O trabalho para evitar que fatos como esses ocorram, vem sendo desenvolvido pelos agentes de Segurança Pública do Estado com estratégia, inteligência e de forma ostensiva. Ao todo, mais de 5 toneladas de cocaína e mais de 1 tonelada de maconha já foram apreendidas pelos órgãos de segurança pública no Pará, somente em 2020. 

Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, a apreensão de entorpecentes significa uma grande derrota para as organizações criminosas e um avanço para a segurança pública.

“Nós ressaltamos a importância dos trabalhos realizados pelas forças de segurança no Pará, em especial neste ano de 2020, com mais de 5 toneladas de cocaína apreendidas e mais de uma tonelada de maconha. Certamente, é um duríssimo golpe no crime organizado que se alimenta e se financia das drogas. É um forte golpe, também, no financiamento de vários crimes que ocorrem em nosso território, como homicídios, latrocínios, roubos, furtos, e todos os tipos de criminalidade violenta", ressalta.

As apreensões feitas pelas forças de segurança, nesse ano de 2020, representam além da demonstração da força do Estado, de integração dos órgãos, também um forte golpe no crime organizado que deverá sentir, novamente, com a última apreensão em Barcarena, a sua estrutura criminosa fragilizada. 

A última grande captura ocorreu nesta terça-feira (12). A Polícia Militar apreendeu 2 toneladas, 621 quilos de cocaína na área rural do município de Barcarena, localizado no Nordeste paraense. A droga foi encontrada dentro de uma casa, por equipes do 14º Batalhão. A cocaína estava distribuída em 2.333 tabletes, de acordo com a análise feita pelo Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC). Essa foi a maior apreensão de cocaína já feita no estado do Pará. 

Em fevereiro desse ano, a Polícia Militar, por meio do 6° Batalhão (6° BPM) realizou a apreensão de uma tonelada de maconha dentro de uma carreta, no município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. Essa foi a maior apreensão de maconha da história do Pará. Dentro do veículo, foram encontrados 921 tabletes de maconha. Toda a ação ocorreu após a verificação de uma denúncia anônima. 

Polícia Civil - Os agentes de segurança pública do Estado vêm combatendo o narcotráfico e tendo resultados expressivos, desde o início de 2020. O trabalho feito por agentes da Superintendência da Região Metropolitana da Polícia Civil culminou na operação "Narcos II", em fevereiro, possibilitando à PC a apreensão de mais de duas toneladas e 300 quilos de cocaína, em um sítio localizado em Mosqueiro, distrito de Belém. A operação durou dois dias e teve a colaboração da Guarda Municipal de Belém.