Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Policlínica Itinerante inicia atendimentos em Santo Antônio do Tauá

Expectativa é que sejam realizados, durante cinco dias, cerca de 1.600 atendimentos

Por Ronan Frias (DETRAN)
14/05/2020 11h48

Atendimento na Policlínica Itinerante A Policlínica Itinerante começou a atender, nesta quinta-feira (14), pacientes da cidade de Santo Antônio do Tauá, no nordeste do Pará. O governador do Estado, Helder Barbalho, acompanhou o início do serviço e reforçou o objetivo da iniciativa voltada para dar atenção aos casos de Síndrome Aguda Respiratória.

"Os serviços da Policlínica Itinerante seguem o mesmo modelo da Policlínica Metropolitana, com atendimento médico e garantia do medicamento. Estamos atuando para fortalecer todas as regiões do estado, para que possamos oferecer saúde de qualidade, com respeito as pessoas. Dessa forma vamos vencer o coronavírus", pontuou o governador Helder Barbalho.

A ação leva atendimento ambulatorial de leve e baixa complexidade para pessoas que estão com sintomas da Covid-19. A previsão inicial é que o serviço seja ofertado por cinco dias na cidade e que sejam realizados 1.600 atendimentos nesse período. Caso algum paciente necessite de cuidados mais complexos uma ambulância fará o transporte.

O fluxo é semelhante ao modelo da Policlínica Metropolitana em Belém, onde um médico fica na triagem fazendo a análise dos sintomas dos pacientes, em seguida o paciente segue para consulta com o médico especialista. Após a avaliação médica na unidade e se houver prescrição, a Policlínica Itinerante disponibiliza medicações para os pacientes com diagnóstico de Covid-19. 

"O atendimento não foi demorado. Recebi a receita e já estou com o remédio na minha mão. Agradeço ao Governo do Estado por todo esse tratamento de graça", avaliou a paciente Aline Reis.

"A cidade de Santo Antônio do Tauá tem o maior número de casos positivos da Covid-19 por 100 mil habitantes. Por isso o governo do Estado realiza essa ação para iniciar o tratamento logo na fase inicial da Covid-19, garantindo atenção e também remédio para a população", explica o Dr. Sipriano Ferraz, Coordenador da Contingência Policlínica do Estado.

Estrutura da Policlínica ItineranteA estrutura montada é formada por cinco consultórios, sendo quatro instalados sobre uma carreta e o quinto em uma van. Um tomógrafo móvel para a realização de exames de captação de imagens em alta definição também está disponível no local. 

A equipe é formada por 40 pessoas, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos. 

Serviço: A Policlínica Itinerante em Santo Antônio do Tauá funciona no Centro Municipal de Saúde, ao lado da delegacia, na região central do município. Atendimento de 8h30 às 17h30.