Policlínica Itinerante inicia atendimentos em Santo Antônio do Tauá

Expectativa é que sejam realizados, durante cinco dias, cerca de 1.600 atendimentos

14/05/2020 11h48 - Atualizada em 14/05/2020 15h39

Atendimento na Policlínica Itinerante A Policlínica Itinerante começou a atender, nesta quinta-feira (14), pacientes da cidade de Santo Antônio do Tauá, no nordeste do Pará. O governador do Estado, Helder Barbalho, acompanhou o início do serviço e reforçou o objetivo da iniciativa voltada para dar atenção aos casos de Síndrome Aguda Respiratória.

"Os serviços da Policlínica Itinerante seguem o mesmo modelo da Policlínica Metropolitana, com atendimento médico e garantia do medicamento. Estamos atuando para fortalecer todas as regiões do estado, para que possamos oferecer saúde de qualidade, com respeito as pessoas. Dessa forma vamos vencer o coronavírus", pontuou o governador Helder Barbalho.

A ação leva atendimento ambulatorial de leve e baixa complexidade para pessoas que estão com sintomas da Covid-19. A previsão inicial é que o serviço seja ofertado por cinco dias na cidade e que sejam realizados 1.600 atendimentos nesse período. Caso algum paciente necessite de cuidados mais complexos uma ambulância fará o transporte.

O fluxo é semelhante ao modelo da Policlínica Metropolitana em Belém, onde um médico fica na triagem fazendo a análise dos sintomas dos pacientes, em seguida o paciente segue para consulta com o médico especialista. Após a avaliação médica na unidade e se houver prescrição, a Policlínica Itinerante disponibiliza medicações para os pacientes com diagnóstico de Covid-19. 

"O atendimento não foi demorado. Recebi a receita e já estou com o remédio na minha mão. Agradeço ao Governo do Estado por todo esse tratamento de graça", avaliou a paciente Aline Reis.

"A cidade de Santo Antônio do Tauá tem o maior número de casos positivos da Covid-19 por 100 mil habitantes. Por isso o governo do Estado realiza essa ação para iniciar o tratamento logo na fase inicial da Covid-19, garantindo atenção e também remédio para a população", explica o Dr. Sipriano Ferraz, Coordenador da Contingência Policlínica do Estado.

Estrutura da Policlínica ItineranteA estrutura montada é formada por cinco consultórios, sendo quatro instalados sobre uma carreta e o quinto em uma van. Um tomógrafo móvel para a realização de exames de captação de imagens em alta definição também está disponível no local. 

A equipe é formada por 40 pessoas, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos. 

Serviço: A Policlínica Itinerante em Santo Antônio do Tauá funciona no Centro Municipal de Saúde, ao lado da delegacia, na região central do município. Atendimento de 8h30 às 17h30.

Por Ronan Frias (COHAB)