Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RANKING

Pará é o terceiro estado do país no Índice de Transparência da Covid-19

Estado alcançou 93 de um total de 100 pontos. Levantamento é feito pela ONG Rede Pelo Conhecimento Livre (Open Knowledge)

Por Luiz Flávio (PRODEPA)
22/05/2020 11h45

O Desenvolvimento do site covid-19.pa.gov.br, bem como a melhora no fluxo de informações contribuíram para a evolução no ranking

Com 93 pontos alcançados de um total de 100, o estado do Pará atingiu, na quinta (21), a terceira colocação no país no Índice de Transparência da Covid-19 medido pela ONG Rede Pelo Conhecimento Livre (Open Knowledge), que estuda, atualiza e divulga os índices de transparência dos dados das políticas contra o coronavírus dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, além da União, iniciado na primeira semana de abril.

O diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Empresa de Tecnologia da Comunicação e Informação do Estado do Pará (Prodepa), Gustavo Costa, lembra que na primeira vez que o ranking da ONG foi divulgado, no último dia 3 de abril, o Pará estava em penúltimo lugar. Dia 9 do mesmo mês, o Estado estava em último no ranking e dia 16 de abril em 12º. Dia 7 de maio, o Pará estava na 11ª colocação e, dia 14 de maio, em 6º.

“Foi quando a Prodepa entrou no circuito para a auxiliar a Secretaria de Estado de Saúde, a Vigilância Sanitária Estadual e o Laboratório Central na organização dos dados através do desenvolvimento do site www.covid-19.pa.gov.br. De lá para cá, apenas evoluímos no ranking”, destaca o diretor.

Gustavo explica que a Prodepa ajudou não apenas a desenvolver o site, mas também na melhoria do fluxo de informações entre os órgãos envolvidos na prevenção e combate à doença.

“Desenvolvemos um sistema de notificação e casos que vem melhorando constantemente no portal de informações, que traz informações específicas sobre os casos confirmados, descartados, em análise, recuperados e os que evoluíram para óbito, idade, sexo dos pacientes, além e informações dos casos em todos os municípios paraenses” - Gustavo Costa, diretor de Desenvolvimento de Sistemas da Prodepa.