Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMBATE AO CORONAVÍRUS

Policlínica Itinerante garante atendimento para pacientes da cidade de Cametá e comunidades ribeirinhas

A Poli Itinerante atende, pela primeira vez, simultaneamente, dois municípios do Pará: Cametá e Bragança

Por Ronan Frias (DETRAN)
25/05/2020 14h55

Estratégia é enfrentar o avanço do novo coronavírus nos municípios paraenses que registram elevadas taxas da doençaO governador Helder Barbalho acompanhou os atendimentos realizados hoje (25) na Policlínica Itinerante que está desde ontem em Cametá, na região Tocantins. A unidade móvel realiza consultas para casos de média e baixa complexidade de Covid-19. 

"A Policlínica Itinerante nasceu com a missão de ajudar o interior. Estamos em Cametá e seguiremos de maneira rápida e precoce para fazer o atendimento para os pacientes que estão com síndrome aguda respiratória ainda em estágio leve, para evitar o agravamento e dessa forma evitar que se precise chegar a uma internação", avaliou Helder.

Moradores da cidade e entorno estão sendo atendidosO chefe do poder executivo paraense explicou que a iniciativa de levar atendimento ambulatorial para tratar casos de síndrome aguda respiratória no interior do Estado, é uma estratégia para enfrentar o avanço do novo coronavírus nos centros que registram elevadas taxas da doença, mas também é voltada para que comunidades do entorno possam ter acesso à saúde.

"Aqui em Cametá, estamos atendendo a cidade, mas também estamos à disposição e chamando os moradores das ilhas, das comunidades ribeirinhas, pescadoras e pescadores para que possam atender a todos que aqui moram", explicou o governador do Estado.

Helder visitou os espaços e conversou com pacientesDurante a agenda, Helder vistoriou os espaços onde ficam os consultórios e também as áreas onde são realizados os atendimentos. O Governador conversou com os pacientes que contaram como foram recebidos. Parte da população que buscou auxílio médico é moradora da zona rural de Cametá, municípios vizinhos e de ilhas da região.

Seu Manoel Marques é de Carapajó. O pescador conta que veio de balsa em busca de consulta. O senhor de 55 anos foi atendido e diz que quando voltar pra casa vai recomendar o serviço aos vizinhos. "Eu tava precisando muito. Amanhã eu tenho fé em Deus que vou trazer a minha mãe. Foi muito bom o atendimento, o médico perguntou o que estava sentindo e eu contei. Quando voltar pra casa, vou avisar aos vizinhos sobre essa ação", contou, agradecido, o ribeirinho.

O objetivo do Governo do Pará, com esta ação, é dar suporte de atendimento à saúde aos municípios com os maiores números de casos de Covid-19. A equipe que participa da iniciativa que percorre as cidades do estado é formada por 40 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Entre os envolvidos na ação, estão os médicos que solicitaram a antecipação da formatura para Universidade do Estado do Pará (UEPA). 

O trabalho dos médicos é acompanhado pela gestão da Policlínica Itinerante. Dr. Sipriano Ferraz, Coordenador de Contingência da Policlínica do Estado, afirma que os profissionais seguem todos os protocolos e diretrizes orientadas: “Um dos diferenciais dessa equipe é o contato humanizado com os pacientes, o diálogo direto. Vemos talentos e profissionalismo de quem está com todo gás para trabalhar sábado, domingo e todos os dias. Essa iniciativa tem sido muito positiva para eles e principalmente para a população paraense que está sendo atendida”.

Medicamentos - Azitromicina, hidroxicloroquina e cloroquina integram o protocolo terapêutico do Ministério da Saúde para o tratamento da doença e também são disponibilizados na Policlínica Itinerante. A decisão final do uso cabe aos pacientes, a partir de prescrição do médico, que também deve informar os efeitos colaterais.

Atendimento simultâneo - A cidade de Cametá é a quarta a receber a estrutura de saúde móvel voltada para atender os casos de média e baixa complexidade da doença. A Policlínica Itinerante atende, pela primeira vez, simultaneamente, dois municípios do Pará. O Governo do Estado iniciou no dia 23, o atendimento Itinerante na cidade de Bragança, no nordeste paraense.

No interior do Estado, o projeto iniciou os atendimentos no dia 14 de maio, em Santo Antônio do Tauá, onde foram realizados 700 atendimentos. Castanhal foi a segunda cidade a receber a unidade móvel que atendeu 1.500 pessoas. Em Bragança, em dois dias foram registrados 880 atendimentos. Em Cametá, no primeiro dia, ocorreram 428 atendimentos 

Serviço: A Policlínica Itinerante Cametá está instalada no Centro Esportivo, que fica em frente ao Hospital Regional do Município.