Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PANDEMIA

Cosanpa destaca medidas adotadas no Pará em videoconferência com companhias de saneamento

Presidentes de órgãos estaduais de saneamento debateram abastecimento de água e atendimento de esgoto durante a crise de Covid-19

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
27/05/2020 12h49

José Antonio De Angelis, presidente da CosanpaOs presidentes das companhias estaduais de saneamento do país reuniram-se, na tarde de terça-feira (26), em uma conferência virtual para tratar da situação do abastecimento de água e atendimento de esgoto durante a pandemia de Covid-19 e analisaram estratégias que poderão ser adotadas a partir de agora, para garantir a segurança dos colaboradores, dar continuidade aos serviços de operação e obras, e ainda o equilíbrio das contas das empresas públicas.

A conferência debateu, entre outros assuntos, análise e impactos da Covid-19 nas empresas estaduais de saneamento; providências para este cenário; e as atualizações do Projeto de Lei nº 4.162/2019. Ao todo, 26 empresas estaduais integram a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe).

O mediador da reunião foi o diretor-presidente da Aesbe, Marcus Vinícius Neves. O presidente da Cosanpa, José Antonio De Angelis, explicou as medidas que foram adotadas no Pará.

“O esforço tem sido grande para manter o sistema em operação contínua. Ao mesmo tempo, estamos fazendo a troca das redes de cimento amianto por redes em Pead, então isso causa um certo transtorno. O fato da Região Metropolitana de Belém ainda não ter setorização dificulta bastante a situação das paradas para retirada de vazamento e outros serviços inerentes à manutenção” - José Antonio De Angelis, presidente da Cosanpa.

Os presidentes das companhias demonstraram preocupação com a inadimplência durante este período. A projeção para aumento desse índice é de cerca de 30%. Mas, em Belém, algumas áreas apresentaram até 50%. Os cortes continuam suspensos até o dia 16 de junho.

“Acredito que vamos superar este momento. Fizemos a instalação de pias solidárias para contribuir com o combate ao coronavírus, estamos programando novos projetos que possam beneficiar a população mais carente de água. Vamos trabalhar com o mesmo empenho para melhorar o atendimento à população e recuperar a empresa”, finalizou De Angelis.