Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PANDEMIA

Agricultura familiar garante alimento saudável em Inhangapi para a população

Por Aline Miranda (EMATER)
27/05/2020 16h55

Em tempos da pandemia provocada pelo novo coronavírus, quando cada vez mais se buscam alimentos saudáveis, de qualidade, a população de Inhangapi, no nordeste do estado, continua contando com a Feira do Agricultor Familiar de Inhangapi, todas as manhãs de sábado e, agora, em versão adaptada, para maior segurança tanto dos produtores, quanto dos frequentadores. 

Das 6h ao meio-dia, na Praça da Paróquia São Vicente Serrer, a oferta semanal é de um total de mais de uma tonelada de produtos como farinha d’água, peixe fresco, couve e mamão, sem agrotóxicos ou com uso reduzido, a preços pelo menos 10% abaixo do mercado convencional. 

Iniciada em 2018, a Feira é uma coordenação conjunta do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sema), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR). 

Sob a obediência aos decretos municipal nº 007/2020 e estadual nº 609/2020, as 11 barracas estão funcionando com diminuição em 50% da estrutura e controle de acesso, para se evitar aglomeração. Os agricultores usam máscara, luvas e álcool-gel. 

Cada barraca representa uma comunidade: Cachoeira, Cariru, Castanhalzinho, Itaboca, Muraiteua, Paricá, Patauateua, Pitimandeua, Santa Ana, Santa Maria e Saudade. Consideradas todas, são mais de 100 famílias, que antes vendiam para atravessadores da região de Castanhal. Com venda direta para o consumidor final, a margem de lucro dos agricultores aumentou de 30% a 100%

"Esse espaço é uma conquista muito grande. Também é um orgulho para nós, produtores de alimentos, participar da resistência e da superação da sociedade neste momento difícil. O povo de Inhangapi pode ter certeza de que a agricultura não para e que o alimento da terra não vai faltar”, diz Dony Aguiar, 45 anos, da Comunidade Paricá. Atendidos pela Emater há cinco anos, ele e a esposa, Sandra Helmer, são proprietários do Sítio Colibri, onde plantam em um hectare e meio. 

Expansão

Em setembro, dependendo da trajetória da pandemia, Emater, Prefeitura e os demais parceiros comemorarão mais um aniversário da Feira, com uma Festa já famosa no município: programação cultural, sorteio de brindes e palestras sobre associativismo e cooperativismo. Mais dez comunidades já estão cadastradas para se inserir na Feira ainda este ano.

“A tendência é melhoramento contínuo e expansão. A Feira está virando patrimônio da Inhangapi. É um canal que resolve problemas como escoamento da produção, comercialização e abastecimento do município”, resume o chefe do escritório local da Emater, o técnico em agropecuária Luiz Augusto Goés.