Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MERENDA ESCOLAR

Cooperativa atendida pela Emater fornece kits com produtos agrícolas para alunos de Canaã

Alimentos in natura estão sendo entregues durante a pandemia do novo coronavírus

Por Aline Miranda (EMATER)
29/05/2020 16h30

A Cooperativa Agroecológica e da Agricultura Familiar de Carajás (Cooafac), atendida pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) desde a sua fundação, em 2017, está fornecendo os kits com produtos in natura que estão sendo entregues, durante a pandemia do novo coronavírus, para famílias com filhos na rede pública educacional do município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará. 

São 65 cooperados, de oito comunidades, e todos eles recebem acompanhamento individualizado da Emater há bastante tempo, antes mesmo de a Cooafac ser criada.

Ao todo, 1.600 alunos já receberam a cesta com cinco quilos de abóbora, banana-prata, batata-doce e mandioca. Os produtos são higienizados, embalados com fita-filme e entregues por servidores da Prefeitura de Canaã dos Carajás paramentados com capote, máscara, touca e luvas. A entrega começou no último dia 20 de maio e se estenderá semanalmente até que as aulas sejam retomadas.

O público beneficiário é de mais de 11 mil alunos de 25 escolas de ensino fundamental. Muitos desses alunos são filhos dos próprios agricultores fornecedores. 

“Assistência é determinante e o termo ‘extensão rural’ indica a amplitude do papel da Emater, que considera associativismo, cooperativismo, garantia de preços justos, valorização da alimentação regionalizada. Esse processo só é possível com parcerias sólidas, como a que temos com a Prefeitura, via a Seprod [Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural]”, aponta o chefe do escritório local da Emater em Canaã, o engenheiro ambiental Matheus Sousa, especialista em Geotecnologia. 

Emater e Prefeitura atuam sob a vigência de um termo de cooperação técnica, oficializado em 2019. 

Merenda Escolar 

É a terceira vez consecutiva que a Cooperativa participa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), a partir do intermédio da Emater, que ajuda a elaborar as propostas e emite as declarações de aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - Pronaf (dap) de cada agricultor e a dap jurídica da organização social. Além de recolher a produção dos associados, a Cooperativa também compra a produção de agricultores de outras sete comunidades, favorecendo a geração de renda. O contrato para este ano letivo foi assinado em março, no valor de quase R$ 500 mil. 

“O mercado da merenda escolar é um divisor de águas para nós. Renovou nossas expectativas. A pandemia assustou muito nossas cadeias produtivas e impactou de modo direto no sustento e nos negócios. Com o Pnae, chegamos a ter um aumento de faturamento de até 200% com alguns produtos, como a abóbora, em comparação à comercialização comum. É fato que o agricultor precisa do estímulo do lucro, do capital de giro, do recurso para reinvestimento”, constata o diretor administrativo da Cooafac, Fábio Collins.

O agricultor, da Vila Jerusalém, festeja desde já o fato de o filho caçula, Efraym, de dois anos e meio, ingressar em uma creche pública ano que vem e desfrutar alimentos produzidos pelos pais. 

“Ele vai consumir na creche o que ele come em casa. Nosso objetivo é fortalecer a agricultura familiar de Canaã -  e isso ultrapassa as safras em si, combinando aspectos como cultura, tradição, saúde e natureza”, corrobora.

Delivery

A montagem de kits e a divulgação positiva no município despertou a possibilidade de um novo serviço a ser oferecido pelos agricultores familiares: o de delivery.

“Muitas pessoas, conhecendo a qualidade dos produtos e percebendo a facilidade de se receber em domicílio, com preços acessíveis, manifestam interesse. Estamos nos organizando, preparando a logística, desenvolvendo plataforma. O provável é lançarmos a modalidade nos próximos meses”, anuncia Collins.