Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇO

Detran já conta com mais de 1,2 mil cadastros no Portal Cidadão

Por Leandro Oliveira (DETRAN)
28/05/2020 16h28

O Portal Cidadão, plataforma online de serviços do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), lançada no último dia 19, já alcançou a marca de 1.236 cadastros. A resposta da população é um indicativo positivo do investimento em tecnologia realizado pelo órgão.

A plataforma, disponível no endereço www.cidadao.detran.pa.gov.br, tem como primeiro serviço disponibilizado a apresentação da defesa de autuação e interposição de recurso de multa. Junto dela, o Detran inaugura também o Sistema de Gerenciamento de Infrações (SGI), onde todas as Defesas de autuações e Recursos de multas serão processadas digitalmente, dispensando o uso de papel e proporcionando mais celeridade e segurança nos julgamentos.

Até o momento, foram totalizados 581 pedidos de requerimento, sendo 427 de defesa de autuação e 154 de recursos de multa. Muitas pessoas já se cadastraram sem a necessidade imediata dos serviços, visto que, em breve, a plataforma contará com outros serviços em áreas como habilitação e veículos. Desde a sua inauguração, já houve a implementação do parcelamento de débitos via cartão de crédito, serviço que foi movido para a plataforma recentemente.

O Detran ressalta que a publicação da deliberação 185/2020 continua valendo e os prazos para a defesa de autuação continuam interrompidos, logo a interposição destes recursos no momento é opcional. "Acreditamos, inclusive, que o número de cadastrados não é maior por conta desta deliberação e deve aumentar em breve", afirma o diretor de tecnologia e informática do órgão, Haroldo Alencar.