Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NORMATIVA

Iasep mantém dispensa de autorização prévia para procedimentos de saúde até 15 de junho

Os segurados não precisam comparecer ao órgão e podem ir diretamente até a rede credenciada

Por Ádria Azevedo (SECOM)
29/05/2020 11h00

Pelo menos até 15 de junho, vários procedimentos de saúde seguem sem necessidade de autorização prévia pelo plano do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep). A normativa, adotada desde março, define que terapias sequenciais (como hemodiálise e fisioterapia) e diversos exames podem ser realizados diretamente na rede credenciada, que os autoriza via sistema, dispensando o comparecimento dos segurados ao órgão. 

Normativa tem apresentado resultados positivos, com diminuição de cerca de 90% no fluxo de pessoas no órgão

De acordo com o presidente do Iasep, Bernardo Almeida, a medida mantém as ações de prevenção ao coronavírus adotadas pelo Instituto. “Com essa dispensa, conseguimos reduzir cerca de 90% da circulação de segurados no órgão. Sabemos o quanto ainda é necessário cumprir o isolamento social para evitar a propagação do vírus”, pontua. Porém, o gestor faz um alerta: “Mas é importante que cada segurado use com sabedoria suas cotas para esses procedimentos, para que não venha a faltar no restante do ano”.

Cotas – Também foi prorrogada até 15 de junho a possibilidade de solicitar o aumento de cotas por e-mail, evitando a presença na autarquia. O pedido deve ser realizado por meio do endereço iasepassistenciasocial@gmail.com, anexando, em versão digitalizada, a mesma documentação que é exigida presencialmente: laudo médico, exame que comprove a doença ou condição e cartão do plano.

Confira abaixo a lista de procedimentos que, temporariamente, não exigem autorização prévia. Procedimentos não listados continuam requerendo a solicitação de autorização presencial.

- Terapias sequenciais (hemodiálise, fisioterapia/RPG, psicoterapia, fonoterapia, terapia ocupacional)

- Exames cardiológicos

- Exames oftalmológicos (exceto OCT e retinografia fluorescente binocular)

- Exames otorrinolaringológicos (exceto por vídeo)                        

- Exames de diagnóstico por imagem: raio X, ultrassonografia (com ou sem doppler), tomografia computadorizada sem contraste, ressonância magnética sem contraste, endoscopia sem anestesia, mamografia, densitometria.