Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COVID-19

Ação Itinerante leva serviços de saúde para três bairros da Grande Belém

Atendimentos foram realizados no Guamá, Pedreira e Maguari, e seguem até a próxima terça (2)

Por Bianca Buenaño (SEPLAD)
30/05/2020 15h05

Em Ananindeua, população foi atendida na Escola Walter Bezerra FalcãoNeste sábado (30), o governo do Estado iniciou a Ação Itinerante em três bairros da Região Metropolitana - Pedreira e Guamá, em Belém, e Maguari, em Ananindeua. Os bairros foram selecionados a partir do número de casos registrados do novo coronavírus. A primeira-dama Daniela Barbalho acompanhou o primeiro dia de atendimentos e destacou que essas unidades são completas e dão agilidade aos atendimentos, desafogando os hospitais.

“Tomamos a decisão de descentralizar o atendimento tanto da Policlínica quanto do Abelardo Santos, fazendo com que os pacientes com sintomas iniciais, leves, possam ser detectados imediatamente e tratados logo no início da doença, evitando assim o agravamento e possíveis internações" - primeira-dama, Daniela Barbalho.

A primeira-dama Daniela Barbalho acompanhou o primeiro dia de atendimentosSegundo a primeira-dama, muitas pessoas têm dificuldade de locomoção, por isso foi pensado o atendimento descentralizado. "Quando a gente vai para os bairros e se aproxima da população, eles conseguem ter acesso ao atendimento ainda no início dos sintomas”, declarou.

A oferta de serviços na Ação Itinerante segue o mesmo padrão do que já é feito no Hospital Abelardo Santos. Os pacientes passam por uma triagem, consulta com médico até a entrega de kits com medicamentos, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.

Ação envolve equipes da Sespa, Seplad, PM e ParapazDe acordo com a coordenadora do projeto, Alessandra Amaral, a iniciativa é voltada, principalmente, às pessoas que não conseguem chegar na Policlínica Metropolitana ou no Hospital Abelardo Santos.

“A população tem a oportunidade de ter atendimento e medicamento sem precisar sair do local onde mora. Estamos levando a ação de acordo com a quantidade de casos de Covid-19 nos bairros, com o objetivo de diminuir a incidência da doença” - Alessandra Amaral, coordenadora da Ação Itinerante.

A estrutura conta com cinco médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entrega de medicamentos e encaminhamento para exames na Policlínica Metropolitana, de acordo com a orientação médica.

As equipes da Sespa, Seplad, PM e Parapaz estão juntas nessa ação, que oferece ainda máscaras, água e sopão às pessoas que procurarem pelos atendimentos. A Ação Itinerante vai ficar quatro dias em cada bairro selecionado para desafogar hospitais.

No bairro da Pedreira, em Belém, atendimento dos moradores ocorre na Escola Salesiano do TrabalhoA moradora do bairro Maguari, em Ananindeua, Jennyfer Camille Souza, foi uma das primeiras a procurar atendimento no local. A estudante disse que essa aproximação do Estado com a população é essencial nesse momento que estamos vivendo.

“A ação mostra a empatia do Governo com a sociedade, que é essencial em meio a uma pandemia. A aproximação dos serviços de saúde faz com que mais gente tenha acesso ao atendimento. O meu foi ótimo, me examinaram, me deram receita e eu já saí com a medicação pra fazer em casa”, contou a estudante.

Serviço:

A Ação Itinerante fica até a próxima terça-feira (2), no horário de 8h30 às 17h30, na Escola Estadual Zacarias de Assunção, no Guamá; na Escola Salesiano do Trabalho, na Pedreira; e na Escola Walter Bezerra Falcão, em Ananindeua.