Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PANDEMIA

ParáPaz amplia rede de apoio às vítimas de violência no Estado

Fundação disponibilizou números de telefone celular para todos os 16 polos integrados no Pará

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
04/06/2020 08h51

Desde o início da recomendação de isolamento social por conta do novo coronavírus, os polos integrados da Fundação ParáPaz que prestam atendimento especializado às vítimas de violência, como crianças, adolescentes e mulheres, mantiveram o acolhimento presencial em casos de flagrantes e deram continuidade ao acompanhamento psicossocial, remotamente, às usuárias já cadastradas nas unidades, através de ligações telefônicas. 

Dada a importância de um canal de comunicação mais extenso para auxiliar quem está em situação de violência, a ParáPaz iniciou a entrega de novos aparelhos celulares funcionais para todos os 16 polos integrados no Pará, sendo seis na Região Metropolitana de Belém e 10 no interior, possibilitando uma oferta maior de canais para denúncia. Em função da logística, a previsão é finalizar a entrega do restante dos aparelhos nos próximos dias. 

“Essa medida é uma tentativa de aproximar ainda mais a população da nossa rede de apoio, disseminar informação e ampliar o nosso alcance neste período. Quem reside no interior do Estado poderá ter acesso da onde quer que esteja, basta ligar e aguardar as orientações” - Jamille Saraty, presidente da Fundação ParáPaz.

Serviço ajudará quem ainda sofre com medo e vergonha para denunciar casos de violência doméstica e sexualMantendo o mesmo procedimento da demanda presencial, as assistentes sociais são as responsáveis por atender as chamadas.

“O atendimento remoto pelo telefone funcionará através de informações e acolhimento, seguindo de possíveis encaminhamentos para os demais órgãos de apoio e, sobretudo, informar ao usuário como proceder em caso de violência doméstica e sexual, tanto de crianças, adolescente como de mulheres. A equipe destinada a fazer esse trabalho são as especialistas lotadas nos polos integrados da mulher e da criança”, ressaltou a gestora.

O serviço deverá ser uma referência para quem ainda sofre com o medo e com a vergonha, já que em muitos casos as próprias vítimas não identificam o que sofreram como uma agressão e, por meio da conversa com a técnica, a dúvida poderá ser esclarecida e assim a vítima é incentivada a tomar todas as providências legais.

As unidades especializadas no atendimento às mulheres que já dispõem do serviço são: 

ParáPaz Mulher Belém: (91) 98512-5297 e (91) 98515-8168

ParáPaz Mulher Ananindeua: (91) 98521-4940 e (91) 98510-5609 


As unidades especializadas no atendimento às crianças, adolescentes e maiores incapazes são: 

CPC Renato Chaves: (91) 98519-5091 e (91) 98511-5896

Santa Casa: (91) 98514-4655 e (91) 98512-8464 

Deaca Ananindeua: (91) 98511-6840.

Todos os atendimentos são sigilosos e estão disponíveis de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 17h.