Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Emater celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com plantio de frutíferas 

Iniciativa no escritório central, em Marituba, envolveu servidores que venceram a Covid-19

Por Rodrigo Reis Emater (EMATER)
05/06/2020 15h05

A engenheira agrônoma e assessora técnica da presidência, Ana Lima, plantou uma muda de fruta-do-condePara renovar a esperança e celebrar a vida, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) marcou a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta sexta-feira (05), com um plantio coletivo de mudas frutíferas no escritório central, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém. A iniciativa envolveu servidores que, após enfrentarem dias difíceis, venceram a Covid-19.

A presidente da Emater, Cleide Amorim, diz que o plantio de uma árvore simboliza a vida e, contar com a participação de pessoas que venceram a doença, é um exemplo de superação. “É como se fosse um renascimento, uma nova vida; plantar tem esse significado.”, observou.  

Durante a ação, quatro funcionários plantaram espécies de mudas frutíferas. Ana Lima, engenheira agrônoma e assessora técnica da presidência, plantou a ata (mais conhecida como fruta-do-conde). “Foi um período muito difícil, mas a vitória veio. É um privilégio participar desta ação neste dia tão significativo para a humanidade”.

O analista Gleison Kiyoshi comparou o plantio de uma árvore e a superação da Covid-19 com o renascimento


Gleison Kiyoshi, analista de sistemas, plantou um pé de tamarindo. “O meio ambiente como um todo representa a vida. O plantio de uma árvore, assim como a superação da Covid-19, é um renascimento. É a comemoração da vida. A gente lamenta pelas famílias que perderam familiares para a doença e celebra aqueles que se recuperaram”.A chefe da Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Alessandra Silva, também participou da ação ambiental

Alessandra Silva, chefe da Coordenadoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Codes), plantou acerola. “A natureza nos ensina muito: tudo se transforma. É um momento de reflexão. Foram dias complicados e plantar uma árvore demonstra que a vida continua”. 

A Emater tem presença física estruturada nos 144 municípios paraenses, a instituição trabalha ações inovadoras e sustentáveis para os públicos atendidos. O objetivo é sempre o de difundir conhecimentos e informações tecnológicas no meio rural. “O nosso foco é na eficiência com responsabilidade ambiental e sustentável”, finaliza Cleide Amorim.

Com pioneirismo, a Emater implantou, em 2019, um projeto-piloto de compostagem de resíduos orgânicos para a Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa). A iniciativa contribui para a destinação eficiente, com qualidade e responsabilidade ambiental de cerca de 480 toneladas de resíduos gerados pela empresa todos os meses. A ação, tem a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Embrapa Amazônia Oriental e da própria Ceasa. 

A primeira etapa exitosa foi concluída no final de 2019. No pós-pandemia, o projeto implantará sua segunda etapa. A usina de compostagem funciona como um processo biológico de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal. 

Com a compostagem, os resíduos recebem destinação útil, evitando sua acumulação em aterros e melhorando a estrutura dos solos. Esse processo tem como resultado final o composto orgânico.