Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇOS DE TRÂNSITO

Detran retoma atendimento ao público e agendamento prévio facilita acesso aos serviços

A vistoria veicular conta com agendamento prévio e 13 empresas credenciadas, cujos endereços estão no site do órgão.

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
05/06/2020 16h54

A partir de segunda-feira (8), o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) retoma o atendimento ao público e, dentre os serviços oferecidos, está a vistoria de identificação veicular, um dos de maior demanda reprimida durante a paralisação em razão da pandemia da Covid-19.

O Detran recomenda aos usuários de Belém e do interior do estado o uso do agendamento prévio, através do Call Center, no número 154, e pelo webchat disponível no site do Detran: http://www.detran.pa.gov.br/).

O agendamento prévio é um excelente recurso para que se possa cumprir os novos protocolos de prevenção a fim de evitar a propagação do novo coronavírus, aglomerações e garantir a segurança dos servidores e usuários na sede e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

O serviço de vistoria inclusive está descentralizado e há empresas credenciadas pelo órgão para realiza-lo. A expectativa do Detran é de que a população tenha maior comodidade e opções de atendimento, nessa retomada do serviço.

Há unidades de Ciretrans que, cumprindo o decreto estadual de medidas de enfrentamento da Covid-19, estão com o atendimento reduzido em 50%, e nos municípios onde o lockdown foi prolongado os serviços permanecem suspensos. Em respeito aos critérios de prevenção contra a Covid-19, a previsão é de que sejam feitas 180 vistorias por dia, de 9h às 15h.

O Detran observa que não é necessário agendamento prévio com relação às 13 empresas credenciadas pelo órgão, responsáveis pelo emplacamento do novo modelo veicular (Placa Mercosul). O usuário poderá ir diretamente a essas empresas, cujos endereços estão disponibilizados em nosso site.

“Estamos buscando as melhores alternativas para que, de maneira segura, retomemos as atividades para atender ao público, respeitando todas as recomendações dos órgãos de saúde e sanando, aos poucos, com calma, sem aglomerações, as demandas que ficaram paralisadas durante a pandemia”, disse o diretor geral do órgão, Marcelo Guedes. 

A vistoria veicular avalia as condições de circulação de um veículo, a existência e funcionamento dos equipamentos obrigatórios e atesta a autenticidade da sua identidade e da sua documentação. O serviço confirma a legitimidade da propriedade e confere se as características originais do veículo foram modificadas ou estão devidamente regularizadas. Com isso, a vistoria impede que veículos estejam fora das especificações recomendadas e assegura legalidade para que possam rodar livremente.