Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONTATO POR TELEFONE

Internos da Central de Triagem Masculina de Marabá são beneficiados com ligação para os familiares

Medida foi criada por conta da suspensão de visitas familiares como forma de prevenção contra o novo coronavírus

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
06/06/2020 21h19

"Eu estou emocionado. Família é tudo. Só de falar com a minha irmã, ter notícias da minha mãe e do meu pai, me deixou muito satisfeito. Só tenho a agradecer e estou muito feliz por isso". Essa é a afirmação de José Gonçalves, custodiado na Central de Triagem Masculina de Marabá (CTMM), após falar com sua familiar por ligação telefônica. José, assim como outros 20 internos da unidade, foram contemplados com ligações para os seus familiares. Medida criada durante a suspensão de visitas familiares como forma de prevenção contra o novo coronavírus, a ação, que começou neste sábado (6), vai beneficiar os 392 custodiados do CTMM durante a próxima semana. 

Ligação telefônica: custodiados têm a oportunidade de conversar com familiares

"Nosso objetivo é aproximar os internos dos familiares neste momento. Pensamos mais em relação a acalmar um pouco, não só o coração das famílias, mas também dos internos", explica a diretora em  exercício do CTMM, Manoela Melo, uma das idealizadoras do mutirão de ligações telefônicas. A unidade está ainda em fase de implantação estrutural para aplicação do projeto "Vídeo-visita", outra medida que visa aproximar os internos dos familiares. 

A ligação é realizada em uma sala isolada, por ordem de cela, com acompanhamento de um técnico de saúde. Cada interno tem direito a 15 minutos de chamada. O custodiado Raul Venez participou do primeiro dia de ação. Segundo ele, poder falar com a esposa e contar que está bem, foi essencial para acalma-lá nesse período de pandemia. "Eu fiquei muito feliz em ouvir a voz da minha esposa. Eu me senti bem, estar preso nunca é bom, porém quando a gente é bem atendido, bem tratado, com respeito, com segurança e profissionalismo, isso dá paz e segurança para a gente", finaliza.

"Eles aí estão mais seguros que nós aqui no convívio com a sociedade", relata Ludemila, esposa de Raul, que há sete dias foi diagnosticada com a Covid-19. "É magnífica essa atitude de vocês em fazer isso porque só vem somar, só vem contribuir. É uma ação muito humana da parte de vocês, eu fico muito feliz com essa atitude", afirma.

Patrick da Costa está há 8 meses sem ver a família, que mora em Redenção. Segundo o custodiado, poder ligar para eles e falar com a mãe, foi aliviador. "Foi um alívio poder ter notícias dos seus familiares que fazem parte do grupo de risco e estão mais propícios à doença. Eu vejo que a casa penal tem buscado ressocializar, tanto através dos serviços colaborativos, quanto com essas questões de trazer uma harmonia, uma paz dentro do cárcere", conclui.