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Detran faz 655 atendimentos no primeiro dia da retomada dos serviços

Por Lilian Guedes SEDUC (SEDUC)
08/06/2020 19h48

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) fez 655 atendimentos nesta segunda-feira (8), primeiro dia de retomada dos serviços presenciais durante a pandemia do novo coronavírus. Todos os atendimentos foram agendados previamente, para evitar aglomerações. Os canais para agendar os serviços são o telefone 154 e o webchat no site do órgão, no horário das 10h às 19h. Após a confirmação do agendamento do serviço, o usuário deve se dirigir à unidade selecionada, no dia e horário marcados. O atendimento externo é feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

Para o diretor-geral do Detran, Marcelo Guedes, o agendamento prévio, além de manter o distanciamento social com número menor de pessoas no ambiente interno das unidades, desafoga as demandas que ficaram reprimidas durante a suspensão das atividades, além de ser o início de uma mudança cultural.

“Estamos reabrindo com o máximo de cautela, e o agendamento prévio é obrigatório. Quem chegar aqui sem agendamento não será atendido. É uma mudança até mesmo cultural, um momento de organizarmos a casa, que sempre teve aglomeração. Estamos prezando pela saúde e segurança do usuário e do servidor, e pretendemos ter um novo padrão de atendimento daqui por diante", diz.

Entre os serviços oferecidos com o retorno do atendimento presencial estão os relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entrega de documentos no sistema drive thru, vistoria veicular e coleta biométrica, entre outros.

Com as atividades suspensas desde o dia 23 de março, o Detran obedeceu a determinação da Portaria 1.214, publicada no dia 29 de maio, que regulamenta, de forma segura, o retorno das atividades na sede, postos avançados e Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), adotando todos os protocolos de segurança sanitária exigidos, como uso de máscaras de proteção para usuários e servidores, fornecimento de álcool 70% para a desinfecção na entrada das unidades, proteção de acrílico nos balcões de atendimento, instalação de totem com álcool em gel acionado pelos pés e verificação de temperatura de cada usuário.

O Detran também regulamentou os procedimentos para retomada das atividades em clínicas, Centros de Formação de Condutores, capacitadoras, Empresas Credenciadas de Vistoria Veicular e as demais credenciadas, desde o dia 1 de junho. As Ciretrans de Ananindeua, Marabá, Parauapebas, Santarém, Altamira, Redenção e Castanhal também retomaram o atendimento com prévio agendamento. 

Seguindo todas as recomendações dos órgãos de saúde, nas demais Ciretrans A, foi permitida a entrada de, no máximo, dez usuários de cada vez, enquanto nas Ciretrans B o quantitativo foi de cinco usuários por vez. Nos municípios onde o lockdown foi prolongado, os serviços presenciais permanecem suspensos.