Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PANDEMIA

Agricultores de Maracanã recebem cadastro ambiental rural elaborado pela Emater

Entrega do documento, que é obrigatório, ocorre respeitando todas as medidas de proteção contra a Covid-19

Por Aline Miranda (EMATER)
09/06/2020 10h47

Mesmo durante a pandemia, agricultores de Maracanã, na região do Salgado, continuam a receber o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de suas propriedades. Nos últimos três meses, respeitando todas as medidas de segurança para impedir a disseminação da Covid-19, como uso de máscaras e distanciamento social, o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) elaborou e entregou o documento para 15 famílias, sob a cooperação do Programa Municípios Verdes (PMV).

Pela lei federal 12.651/12 , o CAR é obrigatório para o acesso a políticas públicas, como crédito rural, e a direitos, como aposentadoria rural.

“Tem-se que considerar que a emissão do CAR não pode parar, justamente porque a agricultura não pode parar. Em momentos difíceis como o que estamos enfrentando, produção de alimentos, socioeconomia das regiões mais interiorizadas, tudo isso depende de atuação do Estado em nível de apoio, incentivo e amparo”, diz o chefe do escritório local da Emater em Maracanã, o engenheiro de pesca Gilmar Sousa. 

Atualmente, o órgão atende de forma direta cerca de 100 famílias, cujas principais atividades são horticultura (alface, cheiro-verde, couve, pimenta doce), pesca artesanal, plantio de mandioca e de maracujá. 

Muitas das propriedades apresentam alto índice de desmatamento, com áreas consolidadas e capoeiras remanescentes. No processo regular de assistência, a Emater executa ações de educação ambiental. Além disso, os projetos contemplam recuperação e preservação de solo, floresta, nascentes e matas ciliares.

“É um passo a passo. Fazemos parte do cotidiano das famílias e orientamos com insistência sobre o passivo ambiental”, resume Sousa. 

Ao longo dos últimos dois anos, a Emater já cumpriu mais de 50% da meta do PMV em Maracanã: 300 CARs, com previsão máxima de finalização para até o meio de 2021.