Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLANTAÇÃO

Emater entrega sementes melhoradas de milho para agricultores de Marituba

Foram distribuídos 230 quilos de semente diferenciada de milho para 30 famílias de seis comunidades

Por Aline Miranda (EMATER)
18/06/2020 11h37

Ação é mais uma iniciativa de fortalecimento da cadeia produtiva do milho no ParáNos dias 10 e 17 de junho, o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Marituba, Região Metropolitana de Belém (RMB), em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Sedap), entregou 230 quilos de semente diferenciada de milho para 30 famílias das comunidades Bela Vista, Boa Vista, Bom Jesus, Riacho Doce, Uriboca e São Brás. Cada agricultor recebeu entre cinco a dez quilos, junto com um folder técnico elaborado pela Emater e outras instituições.

A ação cumpriu rigorosamente as medidas preventivas quanto ao novo coronavírus, como o uso de máscaras, disponibilidade de álcool em gel, distanciamento social e presença de no máximo dez pessoas. 

As sementes BRS - Sol da Manhã, desenvolvidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Milho e Sorgo, foram doadas pela Secretaria do Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), com o apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).   

Cada agricultor recebeu entre cinco a dez quilos de sementes

Melhorada geneticamente, a cultivar BRS - Sol da Manhã apresenta, em comparação a variedades básicas, características como rusticidade (tolerância às adversidades e variações climáticas), tolerância a pragas e doenças, adaptação a solos de baixa fertilidade e pelo menos 30% mais produtividade. 

“Esta é mais uma iniciativa de fortalecimento da cadeia produtiva do milho pelo Governo do Estado. A cultura do milho é uma das espécies mais cultivadas pela agricultura familiar no Brasil e no Pará, porque in natura e derivados servem tanto para a alimentação animal (ração, espiga, grão), quanto para a alimentação humana (óleo, farelos, alimentos processados)”, explica a chefe do escritório local da Emater, a engenheira agrônoma Alda Lúcia Remédio, especialista em Gestão Pública.

“Além disso, o milho é cultivado em larga escala para a fabricação de combustível, como o etanol”, complementa Remédio.

Plantio - Os agricultores foram orientados pela Emater a armazenar as sementes até o fim de dezembro, já que a época ideal para o plantio da cultura, sem irrigação, é o período chuvoso.

A partir daí, em dois meses já será possível a colheita, a qual se destinará para a segurança alimentar das famílias e para nutrição em atividades rurais comuns em Marituba, como criação de porcos e de galinha caipira. Com o milho direto nas propriedades, as famílias gastarão menos com ração. 

O excedente deverá ser comercializado e guardado para o ciclo seguinte de produção. 

Material informativo - O folder "Recomendações Técnicas para a Cultura do Milho: cultivar BRS Sol da Manhã”, elaborado pela Emater e instituições parceiras, dispõe, em linguagem acessível, história da semente, tratos culturais e uma receita de bolo de milho verde. A receita, típica de festa junina, é uma forma de estimular o costume do consumo de milho. 

Pela Emater, o folder é assinado por Alda Lúcia Remédio, Gilma Silva (pedagoga), Maria Margarete Salomão (engenheira agrônoma e especialista em Produção de Biodiesel) e Valdeides Lima (engenheiro agrônomo e mestre em Irrigação). A revisão é do Núcleo de Comunicação Científica (NMC): Cristiane Corrêa (veterinária), Ivanete Lopes (pedagoga) e Raimundo Ribeiro (engenheiro agrônomo e mestre em Ciências Florestais). O projeto gráfico é de Rosa Helena Melo, do Núcleo de Documentação e Informação (NDI).

Serviço - Em breve o folder estará disponível para download livre e gratuito no Portal www.emater.pa.gov.br.