Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AVICULTURA

Emater incentiva avicultura em Santana do Araguaia

A iniciativa quer diversificar a produção, aumentar a segurança alimentar e incrementar a renda das famílias a partir da venda do excedente de carne e ovos

Por Aline Miranda (EMATER)
19/06/2020 12h01

Diversificação da produção, maior segurança alimentar e nutricional e incremento da renda a partir da venda do excedente de carne e ovos. Esse é o foco da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) na localidade Nova Barreira dos Campos em Santana do Araguaia, extremo sudeste do Pará, na retomada da estruturação da cadeia produtiva de avicultura, processo suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus.  Os trabalhos já começam semana que vem.

Chefe do escritório local da Emater em Santana, o engenheiro florestal Isac Raya fala sobre o contexto da ação. “São agricultores que há cerca de um ano começaram na avicultura, mas por conta própria, sem suporte científico. Vamos identificar as tecnologias em curso e quais outras seriam promissoras, bem como entender o potencial do território e o mercado”, disse Isac Raya, especialista na área ambiental.

Cerca de 500 famílias vivem em Nova Barreira trabalhando, principalmente, com  atividades da pesca artesanal no Rio Araguaia, de horticultura e de pecuária leiteira. A localidade é atravessada pela rodovia PA-411, e registra também agricultores no comércio da região e como funcionários de grandes fazendas próximas. 

VISITAS

A ida da Emater às propriedades rurais de agricultura familiar na retomada do incentivo à avicultura seguirá as medidas preventivas contra a Covid-19, a exemplo do uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento social para se evitar aglomerações. 

A expectativa é que, a partir de diagnósticos preliminares, famílias passem a ser imediatamente acompanhadas para a criação de galinha caipira, recebendo orientações técnicas sobre a práticas de manejo e instalações adequadas.