Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PANDEMIA

Setur oferece consultoria online para empreendedores do turismo

Por Israel Pegado (SETUR)
19/06/2020 15h59

A Secretaria de Turismo (Setur) está oferecendo orientações técnicas online para empresários do setor e gestores municipais, com objetivo de proporcionar a melhoria e estruturação de produtos turísticos. A iniciativa busca aumentar a capacidade competitiva das cidades paraenses, levando em consideração as novas tendências de mercado. A orientação é um trabalho feito pelo órgão ao longo do ano, mas por conta da pandemia da Covid-19, será feita de forma virtual. Esse novo canal de comunicação pretende continuar auxiliando gestores e empreendedores do turismo. 

“A gente pode contribuir ampliando a capacidade do Estado no mercado turístico, que é muito competitivo. E cada vez mais, nós temos que nos adaptar, aperfeiçoar, para poder atender a demanda, e considerando esse momento (de pandemia), as tendências que estão se colocando nos estudos e pesquisas que vêm sendo feitas em relação ao comportamento do turista que a gente espera pós-pandemia”, explica o  coordenador de Segmentação de Produtos Turísticos, Allyson Neri. 

Como funciona

As demandas devem ser enviadas por e-mail. Depois da solicitação ser recebida, o empreendedor receberá um questionário que vai pedir informações sobre o produto. A partir disso, uma reunião online será feita com técnicos em turismo para poder repassar mais informações, tirar dúvidas e para entender como funciona a gestão do empreendimento ou produto turístico. E na sequência, um relatório é elaborado, com as sugestões de melhorias ou de estruturação de alguma atividade que os técnicos entendam que seja importante para poder atender melhor o visitante, e é encaminhado para o solicitante. 

Allyson Neri destaca que cada vez mais vem se tornando importante preparar o Estado para atender as demandas do visitante. “O Pará tem um potencial muito grande para trabalhar o turismo, cheio de recursos naturais e culturais. A gente precisa se preparar para receber esse visitante, para que quando ele venha pra cá, tenha ofertas de atividades para desenvolver no Estado. Quanto mais atividade a gente tiver para o visitante desenvolver, mais tempo ele vai ficar no Pará e, em consequência disso, mais emprego e mais renda ele deixa no local visitado”, diz o coordenador. 

O secretário da pasta, André Dias, ressalta que é muito importante que todos os negócios e produtos turísticos do Estado possam entender esse momento de pandemia e se adaptar para continuar com alta competitividade nacional e internacional. “Vamos fazer sugestões de como eles podem se manter competitivos, considerando todo esse cenário de pandemia e de como o turismo se transformou ou está se transformando em virtude disso. Nós aguardamos, então, que os empresários que tiverem interesse nessa assessoria que entre em contato com a gente para darmos início a esse procedimento”, acrescenta o secretário de Turismo. 

As solicitações devem ser feitas pelo email:produtos@setur.pa.gov.br. Qualquer empreendedor que tem um negócio turístico no mercado e gestores municipais que tenham atrativos podem mandar a solicitação. O canal já está apto a receber solicitações e a ideia é que ele perdure até que se encerre esse momento de pandemia, para que as avaliações in loco voltem ao normal.

*Com a colaboração de Aila Beatriz Inete.