Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Gestão do Patrimônio Arqueológico é tema de minicurso da Secult

Por Josie Soeiro (SECULT)
23/06/2020 21h30

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), promove a partir desta quarta-feira (24) o minicurso Gestão do Patrimônio Arqueológico do Pará. Em ambiente totalmente virtual, a formação foi elaborada pelo Sistema Integrado de Museus e Memoriais (SIM), Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural (Dphac) e Museu do Estado do Pará (MEP), e é voltada para gestores municipais e profissionais da área, educadores, estudantes e interessados na temática.

O curso será ministrado pelo historiador e doutor em Arqueologia Paulo do Canto e abordará aspectos do modo de vida de grupos sociais pré-colombianos e também as influências da colonização europeia na Amazônia, analisando a diversidade de sítios arqueológicos e materialidades e seus impactos no patrimônio arqueológico. “Essa iniciativa tem como objetivo o fortalecimento do setor público na proteção e acessibilidade a este patrimônio, reconhecendo sua diversidade, quantidade e importância, sob a guarda de instituições museais e reserva técnica de arqueologia do Estado”, diz.

Segundo a diretora do MEP, Cassia da Rosa, inicialmente o minicurso foi planejado para março. Devido à pandemia, contudo, foi preciso adiar as atividades presenciais, mas a aceitação do público para eventos do SIM em ambiente virtual tem sido positiva. “Com o prolongamento das medidas sanitárias de distanciamento social, optou-se por adequar ao formato virtual devido ao sucesso que tivemos em ações no ambiente virtual durante a Semana Nacional de Museus. A procura pelo minicurso foi grande. Em poucas horas as vagas se esgotaram, e estamos avaliando a possibilidade de montar nova turma mantendo ainda o formato virtual”.

Segundo o diretor do Sistema Integrado de Museus, Armando Sobral, “essa atividade é fundamental para o Estado, para a Amazônia, de maneira geral, para o Brasil, porque esse material arqueológico é de grande dispersão no país. Encontramos utensílios indígenas, do período pré-colonial, em quase todos os cantos do Estado, e muitas vezes essas coleções são tratadas de maneira muito empírica. O formato digital do minicurso traz integração maior com diversos municípios do Estado, para que a gente possa ter, de fato, essa cartografia da arqueologia aqui no Pará”.

Serviço: Minicurso sobre Gestão do Patrimônio Arqueológico. De quarta (24) a sexta-feira (26), das 9h ao meio-d9a, no Google Meets.