Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA

Agricultores de Porto de Moz produzem alimentos para entidades assistenciais

Emater apoia a produção em parceria com a prefeitura para garantir a segurança alimentar de pessoas carentes durante a pandemia

Por Aline Miranda (EMATER)
25/06/2020 12h21

O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará em Porto de Moz, no oeste estadual, apoia 20 famílias da zona rural na produção de alimentos para fins de distribuição para instituições assistenciais do município na região oeste paraense, a exemplo do Hospital Municipal Ana Néri.Serão comercializados produtos como abacaxi, acerola, açaí, farinha de mandioca, frango caipira, goma de tapioca, leite e macaxeiraO processo tem como base o edital emergencial do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do governo federal. A prefeitura executa o trabalho por meio da Secretaria Municipal de Produção, Abastecimento e Pesca (Sempa), com o apoio da Emater.

A parceria segue recomendação da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), com vistas à segurança alimentar nesse momento da pandemia do novo coronavírus.  

Chefe do escritório local da Emater em Porto de Moz, o técnico em agropecuária Jackson Lima, fala sobre a parceria sob a coordenação da Seaster. “Esta nova proposta do PAA-2020-Covid-19, coordenada pela Seaster, é  uma política emergencial de mão-dupla: gera renda para os agricultores que estão passando dificuldade para comercializar no contexto da pandemia - o aquece a economia do município - e também propicia alimentação saudável e de qualidade para pessoas vulneráveis”.

Os agricultores são das comunidades São Benedito, na rodovia PA-167; São José, na Colônia Majari; e da Vila Tapará. Eles venderão os alimentos a preço tabelado à prefeitura de Porto Moz, com a garantia de lucro justo.

Serão comercializados produtos como abacaxi, acerola, açaí, farinha de mandioca, frango caipira, goma de tapioca, leite, macaxeira e ovos caipiras. As entidades beneficiárias são o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a Creche Municipal Cristiane Pontes e o Hospital Municipal Ana Néri. 

Nas visitas às propriedades rurais, os técnicos da Emater seguiram as medidas preventivas contra a Covid-19, como uso de máscara e de álcool em gel. Nesse trabalho in loco, eles identificaram os potenciais e a disponibilidade de produtos.

A Prefeitura de Porto de Moz informou que a partir do cadastro das famílias, definirá a quantidade de alimentos e a data da entrega. A previsão é de que isso aconteça ao longo de julho.