Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ABASTECIMENTO

Moju recebe novo sistema de água, ambulâncias e 10 km de asfalto

A entrega do sistema era um sonho antigo da população que aguardava desde 2013 para ter água de qualidade e em quantidade

Por Tayná Horiguchi (COSANPA)
26/06/2020 15h06

Moju recebeu nesta sexta-feira (26) o novo sistema de abastecimento de água com captação do rio Moju, no nordeste do Pará. Foram anos de promessas e espera, já que o projeto feito em 2013 não saiu do papel por sete anos. A obra foi retomado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento do Pará, e entregue completa hoje aos moradores mojuenses.O novo sistema automatizado de captação tem uma estação de água completa com 40,5 quilômetros de rede de água

“Água é vida, a população sofre com a falta de um bom abastecimentos de água e a gente vê que a estação ficou muito bonita, a estrutura muito boa, grande. A gente não via isso e agora a gente pode ver que o povo vai ser beneficiado. É importante ter um abastecimento de qualidade para trazer água de qualidade para a população’’, comemorou o funcionário público Giovani Carneiro.

O investimento de R$ 34,9 milhões inclui o novo sistema automatizado de captação, a estação de água completa, com 40,5 quilômetros de rede de água, 2.830 ligações domiciliares, recuperação dos reservatórios existentes e a reforma da loja de atendimento.

Atualmente, o município de Moju é abastecido por um sistema de dois poços profundos que funciona de forma precária. Durante o percurso da obra, cursos profissionalizantes e ações de educação ambiental também foram oferecidos gratuitamente pela Cosanpa.

Agora a captação de água é feita no rio Moju com estação de tratamento com filtros, trapiche de concreto e guinchos automatizados Presidente da Cosanpa, José Antonio De Angelis deu detalhes do projeto. “Agora, o abastecimento será diferente. Começa com a captação de água que é feita aqui no rio Moju, captação moderna com trapiche de concreto e guinchos automatizados, estação de tratamento com filtros, reservatórios apoiados e elevados, e ainda têm os ‘bags’ para armazenamento de lodo que serão levados para aterros sanitários’’.

“O atual abastecimento é precário, por poços antigos, que ficarão de stand-by, agora a população terá agua de melhor qualidade e quantidade e com um sistema moderno. Estamos partindo para a modernidade que Moju merece. A gente tem muito orgulho de fazer parte dessa nova fase da Cosanpa, empresa que estava sucateada, para que a população tenha agora orgulho de dizer que é cliente da Cosanpa”, disse o presidente.

O sistema já está em funcionamento para desinfecção da rede e logo após o abastecimento será liberado para a populaçãoDa entrega da nova estação, participaram o governador do Estado, Helder Barbalho; o presidente da Cosanpa, José Antonio De Angelis; a prefeita do município, Nilma Lima; o chefe da Casa Civil, Iran Lima; os deputados estaduais Dr. Daniel e Chicão e os deputados federais José Priante e Elcione Barbalho.

“Há 30 anos estamos aguardando por isso. É de grande escala para o município de Moju. Hoje, graças a Deus e ao governador Helder, preocupado com essa situação, Moju vai virar referência para outros municípios. O povo mojuense se sente honrado”, disse a prefeita Nilma Lima.

“Hoje é um dia de festa aqui no Moju. O Governo do Pará cumpre mais um compromisso. Afinal, agua é vida e trata-se de uma obra que estava abandonada praticamente. Uma obra interminável, criou uma expectativa enorme na sociedade e, hoje, o Governo do Pará festeja com o povo do Moju a entrega de um sistema que tem capacidade para as próximas décadas. Estão de parabéns o Governo do Pará e a Cosanpa”, parabenizou o deputado federal José Priante.

Para o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Dr. Daniel, a obra veio em um momento importante na história do Pará. “Primeiro quero parabenizar o governo estadual. Nós sabemos que hoje uma das maiores carências é água, saneamento de qualidade. Com essa obra vamos poder disponibilizar água tratada, melhor o saneamento e isso é saúde para todos. A gente vive um período conturbado no mundo por conta do novo coronavírus e isso vai favorecer a questão da saúde sanitária de Moju”.

“O novo sistema vai beneficiar até 40 mil pessoas, 80% da cidade do Moju está abastecida de água, com esse novo sistema que hoje entregamos e as redes já estão distribuídas. Nós estaremos cada vez mais fortalecendo para universalizar este bem tão importante para qualidade de vida, levando água para as torneiras”, destacou o governador Helder Barbalho.

O programa Asfalto Por Todo o Pará também chegou ao município garantindo pavimentação asfáltica de 10 quilômetros nas vias ASFALTO, AMBULÂNCIAS E LOJA DE ATENDIMENTO DA COSANPA

O novo sistema já está em funcionamento para desinfecção da rede e logo após o abastecimento será liberado para a população. Hoje, também foi entregue a nova loja da Cosanpa de atendimento aos clientes, totalmente reformada.

O Governo do Pará também entregou ao município três ambulâncias, entre elas, uma  UTI Móvel já disponível à populaçãoO Governo do Pará também entregou ao município três ambulâncias, entre elas, uma  UTI Móvel. A entrega foi feita em frente à unidade de saúde do município de Moju.

O programa Asfalto Por Todo o Pará também chegou a Moju município. Ao todo, 10 quilômetros das vias de Moju receberão nova pavimentação asfáltica. O governador e a comitiva visitaram às ruas da cidade onde estão em curso as frentes de trabalho, iniciado no final do mês passado.