Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NO BANPARÁ

Beneficiados pelo Programa Recomeçar podem sacar auxílio a partir de terça (30)

Por Ádria Azevedo (SECOM)
26/06/2020 22h05

Programa Recomeçar garante recurso para famílias que tiveram a moradia danificada pela chuva

Pode ser feito a partir da próxima terça-feira (30), em qualquer agência do Banco do Estado do Pará (Banpará), mediante apresentação de RG e CPF, o saque do auxílio financeiro, no valor de um salário mínimo (R$ 1.045), que o Programa Recomeçar, do governo do Estado, assegura a famílias que tiveram as casas atingidas por fortes chuvas em Belém. Divulgada nesta sexta-feira (26), a relação com 100 beneficiados - a sexta a sair e a primeira com cadastros feitos pela internet - está disponível no site do Corpo de Bombeiros.

Até a última lista divulgada, todos os beneficiados haviam sido cadastrados presencialmente, com inspeções técnicas da Defesa Civil ou por meio do Programa Territórios pela Paz (TerPaz). Com os cadastros feitos via web, a análise da documentação se tornou mais minuciosa.

“As pessoas que se cadastraram estão ansiosas pelas novas chamadas do programa e nos cobram isso, mas gostaríamos que compreendessem que precisamos analisar detalhadamente cada cadastro, para não haver inconsistências, já que estamos falando de recurso público. Por exemplo, alguns documentos anexados estão ilegíveis; outros estão em desacordo com os números digitados, e há ainda casos de pessoas que se cadastraram tanto presencialmente quanto pela internet”, explica o chefe da Divisão de Apoio Comunitário da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, major Arthur Arteaga.

Segundo ele, à medida que as análises forem concluídas, as listas de beneficiados serão divulgadas e os recursos, liberados, com prioridade para pessoas com menor renda familiar. “Quando há inconsistência na documentação, fazemos contato com os cadastrados para regularizar e não deixar ninguém sem receber o benefício”, complementa.

As pendências junto ao programa podem ser resolvidas presencialmente na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, de terça a quinta-feira, de 10h às 13h. Para outras informações, é possível usar os canais de atendimento, pelo telefone (91) 98899-6323 ou e-mail programarecomecar2020@gmail.com.

Criado pelo Governo do Pará em março, o programa objetiva ajudar famílias paraenses na recomposição dos danos causados às moradias com os alagamentos e enxurradas ocasionados pelas chuvas do primeiro quadrimestre de 2020, já que muitas perderam móveis e eletrodomésticos e tiveram estruturas dos imóveis danificadas. No total, 1.093 pessoas já foram atendidas, totalizando R$ 1.142.185 liberados.