Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PADRONIZAÇÃO

Seap conclui implantação de procedimentos no Centro de Recuperação Anastácio das Neves

Ações fazem parte do plano estadual de padronização das 48 unidades prisionais paraenses

Por Vanessa Van Rooijen (SEAP)
01/07/2020 08h48

A implantação de procedimentos e protocolos de segurança no Centro de Recuperação Coronel Anastácio das Neves (CRCAN), em Icoaraci, distrito de Belém, foi concluída na manhã de terça-feira (30.06). A ação durou 60 dias e foi realizada totalmente por agentes prisionais concursados, que integravam o Comando de Operações Penitenciárias (COPE), da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

A ação na unidade prisional durou 60 dias e foi realizada totalmente por agentes prisionais concursados, que integravam o COPE

Cerca de 40 servidores participaram da operação coordenada pela Diretoria de Administração Penitenciária (DAP). Atualmente, a casa prisional possui 111 internos.

Foram feitas higienizações, com a retirada de entulhos e lavagem das celas. Além disso houve uma revista geral, em que foram apreendidos dois aparelhos celulares e uma serra.

Medidas adotadas fazem parte do plano estadual de padronização das 48 unidades prisionais paraenses.

Concursados - O Centro de Recuperação Coronel Anastácio das Neves é a primeira unidade do Estado que funcionará exclusivamente com agentes penitenciários concursados. Todos os integrantes que participaram do Curso de Operações Penitenciárias, ocorrido em janeiro de 2020, receberam certificados, coletes, identificação funcional com porte de armas e kits de armamento.

Para Joel Barata, presidente da Associação dos Agentes Prisionais do Estado do Pará, a padronização da unidade e a capacitação dos profissionais contribuem para a melhoria do sistema. "Me orgulha muito ver uma turma formada e capacitada, o que nós não tínhamos. Precisávamos da implantação de procedimentos e vocês estão prontos", ressalta Barata. 

O comandante do COPE, coronel Vicente Neto, agradeceu e parabenizou todos os agentes que fizeram parte da ação. "Os senhores estão de parabéns, fizeram nessa unidade o que muitos não tiveram coragem para fazer. São exemplos de profissionais capacitados, um dos tripés da implantação de procedimentos", destaca. 

O secretário de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, destaca que as conquistas dos agentes são reflexo de esforço e dedicação. "Nós da Secretaria fazemos questão de ter o nosso protocolo, e em agradecimento ao que foi colocado, concedemos essa honraria de acordo com o mérito, o crescimento e o amadurecimento individual e coletivo de todos os agentes, de todos aqueles que formam a Seap", afirma o secretário, que participou da cerimônia de entrega da unidade prisional para a nova direção.